Diário de São Paulo
Siga-nos
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Hamas e Israel chega ao fim, enquanto proposta de extensão é discutida

O cessar-fogo, iniciado na última sexta-feira (24), não só possibilitou a troca de reféns, mas também permitiu o reabastecimento da Faixa de Gaza com combustíveis e alimentos

Cessar-fogo entre Hamas e Israel chega ao fim. - Imagem: Divulgação / ISRAEL DEFENSE FORCES
Cessar-fogo entre Hamas e Israel chega ao fim. - Imagem: Divulgação / ISRAEL DEFENSE FORCES

Marina Roveda Publicado em 27/11/2023, às 08h37


Hoje (27) marca o último dia do cessar-fogo temporário acordado entre o Hamas e Israel para a libertação de reféns israelenses em Gaza e palestinos presos em Israel. Nas últimas horas, o Hamas apresentou uma proposta para prolongar o acordo, sugerindo uma extensão de pelo menos dois dias, mas podendo chegar a quatro.

O cessar-fogo, iniciado na última sexta-feira (24), não só possibilitou a troca de reféns, mas também permitiu o reabastecimento da Faixa de Gaza com combustíveis e alimentos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está aberto à ideia de estender o cessar-fogo, desde que mais dez reféns sejam libertados diariamente.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou seu compromisso em fazer esforços para prolongar o cessar-fogo. Até o momento, 39 reféns israelenses foram libertados, em troca da libertação de 117 palestinos detidos em Israel. Novas trocas de reféns entre o Hamas e Israel são esperadas nas próximas horas.

Netanyahu, durante sua visita à Faixa de Gaza no domingo, afirmou que suas tropas retomarão a ofensiva após o término do cessar-fogo temporário, com o objetivo de eliminar o Hamas. Ele declarou: "Vamos continuar até o fim, até a vitória. Nada nos demoverá, e estamos convencidos de que temos o poder, a força, a vontade e a determinação para alcançar todos os objetivos da guerra".

Apesar da firmeza de Netanyahu, ele também admitiu a possibilidade de uma extensão do cessar-fogo, desde que mais reféns sejam libertados diariamente. As próximas horas serão cruciais para determinar se o acordo será estendido ou se a região voltará às hostilidades

Compartilhe  

últimas notícias