Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

O PTB, o DEM e PSC caíram na malha fina da Justiça Eleitoral

O PTB, o DEM e PSC caíram na malha fina da Justiça Eleitoral
O PTB, o DEM e PSC caíram na malha fina da Justiça Eleitoral
Leandro Mazzini com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo

por Leandro Mazzini com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo

Publicado em 21/11/2023, às 21h00 - Atualizado às 22h59


Via pavimentada

A articulação política no Senado Federal pesou para a provável indicação do vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Depois da traumática derrota com a rejeição ao nome de Igor Roque, indicado do presidente Lula da Silva à Defensoria Pública da União (DPU), ministros palacianos e líderes no Senado avaliam que – dos concorrentes -, Paulo Gonet tem mais simpatia na Casa, inclusive entre parlamentares da oposição. Pesa também o apoio que o vice-procurador tem dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar
Mendes e Alexandre de Moraes, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Malha fina

O PTB, o DEM e PSC caíram na malha fina da Justiça Eleitoral e foram condenados por terem usado mulheres apenas para atingir o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas. Um dado rastreado foi a quantidade de votos. Uma das “candidatas”, Fábia Evangelista da Silva (PTB-PB), obteve apenas um voto. Também foi constada prestação de contas idênticas, com despesas apenas de serviços contábeis e advocatícios.

Tom republicano

Embora tenha sido chamado de “grande corrupto”, o presidente Lula da Silva foi aconselhado pelos assessores para assuntos internacionais a adotar um tom republicano após vitória de Javier Milei, na Argentina. Frisou na mensagem que o Brasil "sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos". Mas Lula não vai, por ora, telefonar para Milei. Também não estará na posse.

Privatização da Copel

Além de interromper processos de privatização de estatais – como Correios, Telebras e outras -, o Governo Lula atua para questionar a desestatização nos Estados. A AGU apresentou manifestação ao STF na qual defende a declaração parcial de inconstitucionalidade da lei estadual do Paraná (nº 21.272/2022) que autorizou a desestatização da Copel. O processo está sob a relatoria do ministro Luiz Fux.

Consciência Negra

Estudo da Rede de Observatórios revela que, em 2022, uma pessoa negra foi morta por policiais a cada quatro horas. O dado é mencionado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) ao defender a aprovação do projeto (PL 5.231/2020) que visa a reeducação de agentes públicos e profissionais de segurança, combatendo abordagens motivadas por preconceito, discriminação e racismo.

Campo conectado

Chega a 90% o percentual de brasileiros com acesso à internet. O dado é de uma pesquisa do IBGE (PNAD sobre tecnologia). A má notícia é que, apesar de estar crescendo, a internet no campo ainda engatinha. Mesmo assim, especialistas afirmam que o 5G vai proporcionar uma revolução pela facilidade com que o produtor vai ter acesso a dados mais sensíveis: clima, condições de solo, umidade e até melhor horário para o plantio.

ESPLANADEIRA

#Isabel Almeida entrevista no dia 23 embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, no programa BSB Flash. #DNDi realiza dia 28 evento sobre "D para doenças negligenciadas no Rio. #AFRAC se manifesta contrária à portaria do MTE que determina proibição do trabalho aos domingos e feriados. #Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que mulheres têm menos apoio para abrir ou gerir pequenas
empresas. #Palestra "Impactos Socioambientais dos Projetos de Infraestrutura" acontece em Brasília nesta quinta-feira (23). #Clínica do MSF na cidade de Gaza foi atacada na manhã de segunda-feira (20).

Compartilhe  

últimas notícias