Itaú é alvo da Paper Excellence em disputa pela Eldorado, enquanto militares enfrentam perdas no comando de programas estratégicos
por Leandro Mazzini
Publicado em 30/09/2024, às 10h20
O Banco Itaú entrou na linha de tiro da Paper Excellence depois que cumpriu ordem judicial e devolveu os livros de ações da Eldorado Celulose e o dinheiro que o indonésio Jackson Widjaya depositou como garantia para a compra da empresa brasileira. Os ministros Dias Toffoli (STF) e Mauro Campbell (STJ), os desembargadores Rogério Favreto (TRF4), José Carlos Netto (TJ-SP), alguns procuradores e até técnicos do INCRA também experimentaram o gosto amargo de críticas sistemáticas depois de contrariarem expectativas da Paper. A indonésia disputa com a J&F o controle da Eldorado, uma das maiores produtoras de celulose do Brasil. O parque da empresa se estende por mais de 400 mil hectares de terras próprias ou arrendadas.
Os conselheiros ANEEL meteram o dedo na tomada com suspeitas de beneficiamento. Em reunião na sexta (27), o conselheiro Fernando Mosna surpreendeu colegas ao incluir em seu voto um “jabuti” que atende aos interesses do empreiteiro Carlos Suarez, o “rei do gás”, em um processo que não envolve nenhuma de suas companhias e trava o futuro financeiro da Amazonas Energia – empresa que Suarez tentou comprar, sem sucesso.
A caserna está inquieta com o Governo. Há um embate velado entre o Palácio e os militares que remete, na visão dos oficiais, a um propósito político-eleitoral. O Governo articulou para retirar do Exército a tutela do bilionário programa Calha Norte, há 40 anos nas mãos dos oficiais. O Exército também perdeu para um núcleo de pastas da área social da Esplanada o comando da Operação Acolhida, da entrada de venezuelanos.
De trânsito suprapartidário, o ex-ministro da Saúde e agora deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) é um coringa para dois lados: respeitado pela oposição a Lula da Silva e requerido pelo Palácio. Esteve com o Barba há dois meses para uma conversa sobre governabilidade e pode surgir como líder do Governo na Câmara ano que vem. Lula precisa de um com seu perfil para alinhar a pauta governista com o Centrão.
A chinesa de carros elétricos BYD pode encontrar um quebra-molas político-popular na rota da expansão no Brasil. Está na mira da Comissão dos Direitos do Consumidor da Câmara. De outubro de 2023 a março de 2024, segundo os deputados, foram relatadas 850 reclamações por faltas de peças, falhas de motor e de pintura, e outros problemas.
Bolat Nussupov, embaixador do Cazaquistão, se solidarizou com os gaúchos e realiza dia 10 de outubro em Porto Alegre a 3ª reunião do Conselho Empresarial. Informou ao deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. É o país na Ásia Central com maior comércio bilateral com o Brasil.
#Conselho Regional de Química e Cedae promovem o evento Mulheres na Química, na quarta, na sede da Companhia. #Livro 'Ahmed Foge da Guerra' conta jornada de menino e sua família para superar horrores da guerra. #Appian e Atlantic Nickel estimulam o empreendedorismo e geração de renda no Sul da Bahia. #Conselho Regional de Biomedicina do DF comemora 35 anos. #Fundação Grupo Boticário, BRDE e Fundação Araucária investem R$ 2,9 milhões em projetos para conservação da Mata Atlântica #Itaú Social e MEC abrem inscrições para projetos de aprendizagem em matemática nas escolas públicas.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Chris Brown adiciona show extra após esgotar ingressos em São Paulo em 1 hora
Kim Jong-un ameaça a Coreia do Sul com ataques nucleares, caso seja provocado
Evo Morales, ex-presidente boliviano, é acusado por estupro de adolescente
Embarcação naufraga em lago no Congo e resulta na morte de 78 pessoas
Fãs se surpreendem ao encontrar Bruno Mars em bar da Vila Madalena
Filha de Cupertino quer prestar depoimento sem a presença do pai