Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

O político processado pela mãe, o vice do coach, Datena preocupa tucanos e as cidades mais inteligentes do Brasil em SP

Pablo Marçal - Imagem: Reprodução | Instagram @pablomarcal1
Pablo Marçal - Imagem: Reprodução | Instagram @pablomarcal1
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 31/05/2024, às 07h43


Briga de família

Um processo contra Tite Campanella (PL), aberto em 2007 pela mãe e pelos irmãos dele, virou assunto nas rodas políticas de São Caetano do Sul. Aracy Torres Campanella, mãe de Tite, Marisa e Adauto, os irmãos, acusam o prefeiturável de estelionato. Tite teria desviado dinheiro das contas da própria mãe, além de não depositar aluguéis que recebia em nome dela e de não pagar o IPTU dos imóveis da família. O processo correu na 3ª Vara Cível do Fórum de São Caetano. No acordo, para encerrar o processo, Tite abriu mão da herança da mãe em favor dos irmãos. 

A fonte

A íntegra do processo pode ser acessada no Blog do Xonka, que apresenta denúncias e críticas contra políticos de diversos partidos, ou no portal Jusbrasil, para assinantes. Os depoimentos da mãe e da irmã de Tite Campanella são fortes e a repercussão do caso preocupa o staff da pré-campanha de Tite, que tem apoio do prefeito de São Caetano, José Auricchio.

Embolou

As pesquisas Datafolha, Paraná e Atlas Intel divulgadas essa semana mostram que a entrada de Pablo Marçal na disputa pelo 5º andar do Edifício Matarazzo pode ter embolado o jogo. Porém, uma leitura mais atenta mostra que, pelo menos por enquanto, dificilmente o segundo turno não terá Boulos e Ricardo Nunes. 

Vice do coach

A médica bolsonarista Nise Yamaguchi, do União Brasil, não será liberada pelo partido, que apoia o prefeito, para ser vice de Pablo Marçal. Além disso, o entorno do coach, que lançou sua pré-candidatura na semana passada, sonha mesmo com um nome do PL, o que dificilmente vai virar realidade. “Marçal é um craque, um fenômeno. Mas nesse momento não vai conseguir convencer o Bolsonaro, que também o admira muito, a romper compromisso assumido com o prefeito Ricardo Nunes”, afirmou à coluna o presidente do PL Valdemar Costa Neto, que concluiu reconhecendo que, caso a candidatura se confirme, “vai tirar votos do Ricardo”.

Plano B

Lideranças do PSDB começam a trabalhar com a hipótese de que o partido seja deixado na mão por José Luis Datena. Querem deixar pronto um “plano B” para o apresentador, que esteve em mais de um partido por ano na última década e puxou o freio de mão cinco vezes antes de oficializar candidaturas. “Por enquanto ele é nosso pré-candidato, mas temos que nos prevenir. Se der errado, será outra briga, ou para encontrar um nome, ou para apoiar Tabata Amaral”, afirmou à coluna um importante dirigente tucano, que pediu anonimato.

Pátios lotados

Os pátios de veículos apreendidos em São Paulo estão literalmente abarrotados e faz tempo. Tudo por conta da inércia do Detran em liberar a realização de leilões, suspensos há mais de um ano. Já falamos sobre o assunto em fevereiro, quando o Detran afirmou que liberaria 7 leilões, em irrisórias 4 das mais de 200 comarcas com pátios lotados no estado. Noventa dias se passaram e nada aconteceu. Enquanto isso, o setor já demitiu mais de 6 mil trabalhadores, empresas de guincho, pátios, peritos e leiloeiros estão sem renda e mais de 330 mil veículos estão se deteriorando nos pátios. Seria apenas incompetência?

Cidades Inteligentes

Será no Hotel Renaissance, nos Jardins, o encontro das 40 cidades mais inteligentes do Brasil para trocar experiências e discutir como a tecnologia pode ajudar na formulação de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento econômico urbano. Os secretários municipais Alexandre Modonezi (Subprefeituras), Marcela Arruda (Gestão) e Luis Felipe Vidal Arellano (Fazenda), vão apresentar projetos de São Paulo durante o evento. Jundiaí, São José dos Campos, Recife e Belo Horizonte também vão dividir experiências com os cerca de 200 convidados do Smart Gov Sudeste. A organização é da ANCITI, a Associação Nacional de Cidades Inteligentes, comandada por Johann Dantas, da Prodam.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias