Diário de São Paulo
Siga-nos
Racismo no Futebol

Vini Jr celebra primeira condenação por racismo na história do futebol espanhol

Atacante brasileiro promete continuar o combate ao racismo após decisão inédita da Justiça Espanhola

Vinicius Junior, jogador do Real Madrid - Imagem: Reprodução / Instagram @vinijr
Vinicius Junior, jogador do Real Madrid - Imagem: Reprodução / Instagram @vinijr

Sabrina Oliveira Publicado em 11/06/2024, às 09h51


Vini Jr., atacante do Real Madrid, usou suas redes sociais para comemorar a condenação de três torcedores do Valencia por injúrias raciais proferidas contra ele no ano passado. Em uma decisão histórica, o Tribunal de Justiça da Espanha sentenciou os agressores a oito meses de prisão, dois anos de proibição de entrada em estádios e o pagamento de multas.

Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas "jogar futebol". Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí...”, declarou o jogador em seus stories no Instagram nesta segunda-feira, (10).

O episódio ocorreu em 21 de maio do ano passado, durante uma partida entre Valencia e Real Madrid no estádio Mestalla. Parte da torcida do Valencia proferiu insultos racistas contra Vini Jr., o que levou à paralisação temporária do jogo. Nos acréscimos, o brasileiro foi expulso após se desentender com o atacante Hugo Duro, em um incidente revisado pelo VAR.

A situação gerou indignação no Real Madrid. O técnico Carlo Ancelotti dedicou sua coletiva de imprensa inteira para discutir o racismo enfrentado por seu jogador. A polêmica se intensificou quando Javier Tebas, presidente da LaLiga, criticou Vini Jr. por suas queixas sobre a postura da entidade diante de casos de racismo.

A condenação dos torcedores do Valencia é a primeira do tipo na história do futebol espanhol e foi recebida como um passo significativo na luta contra o racismo.

Confira abaixo o comunicado oficial do Real Madrid

Compartilhe  

últimas notícias