Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol!

Torcedores do São Paulo e Vasco travam briga intensa em estação de Pinheiros

De acordo com a polícia, três homens foram presos e outro suspeito já era conhecido pelas autoridades

Torcedores do São Paulo e do Vasco brigam em estação de Pinheiros, da linha amarela. - Imagem: reprodução/TV Globo
Torcedores do São Paulo e do Vasco brigam em estação de Pinheiros, da linha amarela. - Imagem: reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 21/05/2023, às 20h15


Os torcedores do São Paulo e do Vasco da Gama brigaram intensamente após o jogo e acabaram fechando a estação de trem de Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, por 20 minutos na noite do último sábado (20).

De acordo com a TV Globo, a polícia afirmou que não houve feridos graves.

As autoridades contaram que três pessoas foram detidas na estação pelos policiais militares após a confusão, de acordo com nota da concessionária que opera a linha.

Durante entrevista coletiva, o delegado Cesar Saad disse que os três detidos são da torcida organizada do São Paulo. Um deles já é conhecido da Polícia Civil por causa de confrontos com outras torcidas. Os presos seguem detidos e devem passar por audiência de custódia neste domingo (21).

A Polícia Civil solicitou imagens para a concessionária CCR para análise de danos ao patrimônio e, também, para a identificação de mais suspeitos, sejam eles torcedores comuns ou membros de organizadas.

Os investigadores disseram que seis ônibus vieram do Rio para São Paulo com torcedores do Vasco e, na capital paulista, se juntaram a outros que foram escoltados ao estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital. Após a partida, um dos ônibus saiu do comboio, desviou o caminho e encostou na pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castello, junto à estação Pinheiros.

A afirmação é que tinha aparecido um problema mecânico. Mas, a Polícia Civil não acredita nesta versão e investiga se houve um pedido específico dos torcedores para que o motorista saísse do trajeto previsto. Logo depois da polícia conseguir controlar a confusão, o ônibus seguiu viagem sem problemas.

"O que mais conta aqui é esse trabalho preventivo que a gente faz. Os torcedores foram ao Morumbi escoltados, não houve nenhum incidente. Durante o jogo também não houve qualquer intercorrência. Na saída, um ônibus acabou se desgarrando do comboio para buscar o confronto com os torcedores do São Paulo", afirmou Saad.

De acordo com o delegado, os envolvidos serão responsabilizados não só pelo confronto, mas também por associação criminosa, caso fique confirmado que a briga foi premeditada pelas torcidas.

Nas redes sociais, testemunhas relataram que ônibus da torcida do Vasco pararam na frente da estação e os torcedores jogaram pedras nas pessoas que estavam no local. A confusão teria começado por volta das 22h30.

Segundo a ViaMobilidade, a circulação dos trens só foi afetada na estação Pinheiros. Na linha 4-Amarela, a circulação permaneceu normal.

A empresa informou que "às 22h36 de ontem (20), a equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) registrou desentendimento entre torcedores na Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Os agentes contaram com o apoio da Equipe Tática da concessionária, que sempre atua em situações que concentram grande volume de passageiros, como jogos de futebol e shows. A PM foi acionada e três pessoas foram encaminhadas ao 14°DP, onde foi registrada a ocorrência. Não houve feridos. A operação na Estação Pinheiros foi normalizada às 22h56".

O São Paulo venceu o Vasco por 4 a 2, em um jogo assistido por 57 mil pessoas no estádio do Morumbi.

Compartilhe  

últimas notícias