Diário de São Paulo
Siga-nos
Eurocopa-2024

Seleção pode se classificar à Eurocopa sem vencer nenhum jogo nas eliminatórias

Mesmo sem nenhuma vitória, um empate e sete derrotas, seleção ainda tem chance de classificação na Eurocopa

Mesmo sem nenhuma vitória, um empate e sete derrotas, seleção ainda tem chance de classificação na Eurocopa - Imagem: Reprodução/Freepik
Mesmo sem nenhuma vitória, um empate e sete derrotas, seleção ainda tem chance de classificação na Eurocopa - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 24/11/2023, às 09h32


São oito jogos, nenhuma vitória, um empate e sete derrotas, com dois gols marcados e 22 sofridos. Mesmo tendo a sexta pior campanha entre as 53 seleções participantes das eliminatórias da Eurocopa-2024, a Estônia pode alcançar a classificação para o torneio continental.

Segundo o UOL, a 118ª colocada no ranking da Fifa participará da repescagem do qualificatório da Uefa e disputará um playoff contra a Polônia, Gales e Finlândia, em março, valendo uma vaga na competição.

Sendo assim, caso arraste a semifinal contra os poloneses até a disputa de pênaltis e repeta a dose em uma eventual final contra galeses ou finlandeses, a Estônia pode se classificar para a Euro, sem mesmo conquistar uma vitória com a bola rolando. Um feito histórico.

Mas, como isso é possível? A classificação da seleção para Euro - mesmo com essa campanha ruim - é possível porque a Uefa, com vontade de fazer "bombar" a Liga das Nações e resolveu incluí-la no processo de qualificação para o principal torneio continental.

A Estônia conseguiu o direito de jogar a repescagem porque teve a melhor campanha da última edição da Liga D, a quarta e última divisão da Liga das Nações. Na ocasião, deixou Letônia, Moldávia, Malta, Andorra, San Marino e Liechtenstein - as piores seleções filiadas à Uefa - para trás. E, com isso, ele ainda conseguiu a promoção para o terceiro escalão da "Nations", onde voltará a ser disputada no segundo semestre do próximo ano.

Contando com as eliminatórias e amistosos, a seleção da Estônia não vence há dez jogos e quase um ano. Seu último triunfo foi sobre a Finlândia, que estava desfalcada dos jogadores que atuam nas principais ligas nacionais da Europa, em amistoso disputado em janeiro.

A equipe nunca esteve em uma Euro ou Copa do Mundo - pelo menos como nação independente, já que fez parte da União Soviética-, é treinada pelo suíço, Thomas Häberli, e não possui jogadores com destaque no cenário internacional.

O goleiro Karl Jakob Hein, que atua pelo Arsenal e o meia Martin Vektal, jogador do Roma, são os únicos jogadores da seleção que atuam em clubes de expressão da Europa. Porém, ambos ainda são das equipes de base dessas agremiações. A mais recente convocação da Estônia contou até com um atleta que atua em Hong Kong.

Compartilhe  

últimas notícias