Diário de São Paulo
Siga-nos

Palmeiras estreia neste domingo no Brasileirão Sub-20 em meio a novo debate sobre a base

Em novo debate sobre o aproveitamento da categorias de base, o Palmeiras estreia neste domingo no Campeonato Brasileiro Sub-20 – o duelo contra o Atlético-GO

PALMEIRAS
PALMEIRAS

Redação Publicado em 26/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h37


Verdão enfrenta o Atlético-GO fora de casa; veja quem está no elenco

Em novo debate sobre o aproveitamento da categorias de base, o Palmeiras estreia neste domingo no Campeonato Brasileiro Sub-20 – o duelo contra o Atlético-GO será às 15h (de Brasília), no CT do Dragão, em Goiânia.

Na última quarta-feira, o técnico Abel Ferreira falou sobre o planejamento da diretoria palmeirense para 2021 e recordou uma declaração de março, quando falava em tom cauteloso sobre o uso dos jovens no time profissional, ressaltando a importância de reforços para o elenco.

Considerando apenas a temporada de 2021, o Palmeiras já apresentou ao torcedor nove novidades. Os zagueiros Henri e Michel, o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, os meio-campistas Fabinho e Pedro Bicalho e os atacante Giovani, Marcelinho e Newton estrearam no time profissional.

– A expectativa é a melhor possível para o início do Brasileiro Sub-20. Sabemos que é um campeonato muito difícil, mas estamos nos preparando para fazer uma grande campanha. Queremos brigar pelo título da competição, temos um time forte e também sabemos da importância de desempenhar um bom futebol. É um campeonato com muita visibilidade para todos nós. Esperamos já estrear com vitória no domingo – disse Fabinho, que jogou oito partidas do Paulistão.

Além deles, Gabriel Silva voltou a atuar pela equipe sub-20. O atacante recentemente rejeitou uma oferta de um clube da Ucrânia, mas será desfalque na primeira rodada do Brasileirão por causa de uma lesão. Marino Hinestroza também está fora porque foi convocado para um período de treinamentos com a seleção colombiana.

O goleiro Mateus, o zagueiro Ruan Santos, o meio-campista Yago Santos e o atacante Kevin são outros atletas que aparecem no grupo de apoio no dia a dia da Academia de Futebol.

– Há poucos meses, cheguei a treinar com o elenco principal. Isso foi algo que me motivou muito para dar o meu melhor a cada dia no Sub-20, pois seguindo desta maneira, eu sei que a minha hora de vestir a camisa da equipe principal vai chegar – explicou Ruan.

– Estamos depositando todas nossas fichas no Campeonato Brasileiro. Diversos atletas do nosso elenco já chegaram a treinar e até mesmo atuar no profissional. Creio que isso dá uma “casca” a mais e fortalece muito o grupo – acrescentou o garoto.

Com uma política consolidada na formação, o clube agora se preocupa em não queimar etapas com outros jovens. No profissional, a comissão técnica de Abel Ferreira tem trabalhado frequentemente com atletas do sub-17 e sub-20, mas o entendimento é de que o grupo precisa buscar alternativas no mercado.

– Temos que ter calma. Venho de um país onde se aposta muito na formação, posso dar-vos dois exemplos, o Benfica e o Sporting. Se estiverem atentos como foi o Benfica no ano passado ou há dois anos, quando a aposta na formação começou a ser sem critério, depois temos problemas. Tem que ser uma aposta com critério, com tempo. Porque uma coisa é a formação, é competir, ganha, ganha, perde, perde, mas aqui temos de ganhar sempre – afirmou o português em março.

Em 2021, o Palmeiras já participou da Copa do Brasil Sub-20. O time de Wesley Carvalho foi eliminado pelo Avaí nas quartas de final.

– Vencer na primeira rodada, diante do Atlético-GO, é o nosso foco principal. Creio que, iniciar a competição com uma vitória e jogando bem, mostra a força do Palmeiras e fortalece o nosso objetivo, que é ser campeão – encerrou Ruan.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe