Diário de São Paulo
Siga-nos

Nossos atletas: medalhista na Rio 2016, paratleta Rodrigo Parreira busca novo feito em Tóquio

Prata e bronze na Rio 2016, Rodrigo Parreira é um dos personagens da série "Nossos atletas", produção do MG1 e do ge que mostra atletas paralímpicos da área

atletas
atletas

Redação Publicado em 17/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h17


Dono de duas medalhas paralímpicas, Rodrigo Parreira representará o atletismo do Time Brasil em mais uma edição de Jogos Paralímpicos. Goiano de nascimento, o paratleta radicado em Uberlândia competirá no salto em distância em Tóquio 2020, que serão realizados em 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Prata e bronze na Rio 2016, Rodrigo Parreira é um dos personagens da série “Nossos atletas”, produção do MG1 e do ge que mostra atletas paralímpicos da área de cobertura da TV Integração.

Rodrigo Parreira tem duas medalhas paralímpicas na Rio 2016 — Foto: Lucas Papel

Rodrigo Parreira tem duas medalhas paralímpicas na Rio 2016 — Foto: Lucas Papel

Rodrigo Parreira teve paralisia cerebral após uma queda sofrida pela mãe durante a gravidez, em um acidente de moto, e ficou com o lado esquerdo do corpo prejudicado. Os médicos deram poucos dias de vida a ele e até disseram que ele não ia andar. Mas a família não desistiu.

Ele saiu de Rio Verde, interior de Goiás, rumo a Uberlândia em busca de tratamento de reabilitação motora e com fonoaudióloga. Rotina esta que o acompanha desde os três anos de idade e que traz resultados nas pistas.

Rodrigo Parreira e o treinador Leandro Garcia foram parceria de sucesso e de longa data — Foto: Futel/Divulgação

Rodrigo Parreira e o treinador Leandro Garcia foram parceria de sucesso e de longa data — Foto: Futel/Divulgação

Antes de chegar ao atletismo em 2013, Rodrigo passou por outras modalidades. Tentou natação, halterofilismo, basquete, vôlei e futebol. A natação, inclusive, ajudou bastante na melhora da coordenação motora.

Rodrigo Parreira é paratleta do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), onde é treinado por Leandro Garcia. A parceria de longa da data com o treinador resultou em diversas medalhas e participações de destaque e recordes em Parapan-Americanos, Mundiais e Jogos Paralímpicos.

Nos Pan de Toronto 2015, Rodrigo Parreira levou o bronze nos 100m rasos na classe T36. Quatro anos depois, em Lima 2019, Parreira conquistou a prata nos 100m rasos e o ouro no salto em distância, ambos na classe T36.

Rodrigo Parreira foi bronze 100m rasos na classe T36 nas Paralimpíadas do Rio — Foto: Jason Cairnduff / Reuters

Rodrigo Parreira foi bronze 100m rasos na classe T36 nas Paralimpíadas do Rio — Foto: Jason Cairnduff / Reuters

Nas Paralímpidas Rio 2016, Rodrigo voltou a Uberlândia com a bagagem mais pesada: levou uma prata no salto em distância e um bronze nos 100m rasos, as duas também na classe T36.

Mesmo com a pandemia, que fez com que ele tivesse que treinar em casa de forma adaptada, Rdorigo Parreira teve motivos para comemorar. Em abril, o paratleta se tornou pai de Heloísa, fruto do relacionamento dele com a esposa Ana Paula. Os dois são casados desde 2018, após se conhecerem em um aplicativo de relacionamento.

Em Tóquio, ele competirá no salto em distância. Os Jogos Olímpicos do Japão serão disputados de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias