Depois de ter sido adquirido por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, o Newcastle viu diversos torcedores apareceram com trajes inspirados no Oriente

Redação Publicado em 21/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h14
Depois de ter sido adquirido por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, o Newcastle viu diversos torcedores apareceram com trajes inspirados no Oriente Médio para o confronto contra o Tottenham, em sua primeira partida após a venda. Mas a cena não deve mais ocorrer. Ao menos no desejo do clube.
Apesar de ter garantido que o grupo proprietário não se ofendeu com a vestimenta adotada pelo fãs, o clube divulgou um comunicado no qual diz que o gesto é “positivo e acolhedor em sua intenção”, mas orientou que o uso das tradicionais vestimentas árabes seja evitado por quem não faz parte da cultura.

Torcedores do Newcastle usam véus, em alusão à vestimenta árabe — Foto: Gettyimages
— Todos são incentivados a usar o que quer que seja a norma para sua própria cultura ou religião, continuando a refletir as amplas e ricas comunidades e grupos multiculturais dos quais o clube orgulhosamente recebe seu apoio.
O grupo de igualdade e inclusão ‘Kick It Out’, que atua nos setores de futebol e educação, está planejando oferecer oficinas para explicar aos torcedores do clube os motivos pelos quais a atitude pode ser considerado racista ou culturalmente insensível.
Por outro lado, o que preocupa os parlamentares britânicos é que a partir do momento que a comunidade passa a vestir keffiyehs (nome dado ao traje) caseiros, estaria romantizando e ignorando os abusos dos direitos humanos praticados pelo estado da Arábia Saudita.
Assim que a venda se concretizou, 19 clubes da primeira divisão inglesa, além da Anistia Internacional solicitaram reuniões com a Premier League na tentativa de entender a origem do dinheiro e debater sobre a transação.
Como parte das primeiras mudanças no mais novo rico do futebol, o então técnico da equipe, Steve Bruce, foi demitido, nesta quarta-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/z/r/e8A6IeTxGVgiTJBQkBzw/2021-10-07t173012z-2120220777-up1eha71cma52-rtrmadp-3-soccer-england-newcastle.jpg?resize=647,447&ssl=1)
Torcedor com traje típico árabe reproduzindo as listras da camisa do Newcastle comemora a compra do clube inglês por fundo de investimento saudita em frente ao estádio St James’ Park — Foto: Reuters/Lee Smith

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio