Diário de São Paulo
Siga-nos
1968 - 2024

Morre Zé Carlos, ex-São Paulo e seleção brasileira, aos 56 anos

Veterano estava na residência de uma sobrinha em Osasco, no momento de sua morte

Morre Zé Carlos, ex-São Paulo e seleção brasileira, aos 56 anos - Imagem: Reprodução / Instagram / @saopaulofc
Morre Zé Carlos, ex-São Paulo e seleção brasileira, aos 56 anos - Imagem: Reprodução / Instagram / @saopaulofc

William Oliveira Publicado em 25/10/2024, às 12h19


José Carlos de Almeida, conhecido no mundo do futebol como Zé Carlos, faleceu aos 56 anos nesta sexta-feira (25), vítima de um infarto fulminante. O ex-atleta estava na residência de uma sobrinha em Osasco, São Paulo, no momento de sua morte.

Zé Carlos teve uma carreira memorável, com passagens marcantes pelo São Paulo e Grêmio. Ele também integrou a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1998. O ex-jogador deixa esposa e dois filhos, com idades de 8 e 16 anos.

A morte de Zé Carlos foi constatada após a família perceber sua demora em despertar pela manhã. Diante da suspeita de uma parada cardiorrespiratória, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

Ele foi levado ao Pronto Socorro do bairro Santo Antônio, onde foi declarado o óbito.

Quem foi Zé Carlos?

Iniciando sua trajetória esportiva em clubes menores como São José, Nacional, São Caetano e Marília, Zé Carlos ganhou destaque em 1997 ao atuar pela Matonense. Naquele ano, contribuiu significativamente para que a equipe ascendesse à Série A1 do Campeonato Paulista.

No ano seguinte, Zé Carlos foi contratado pelo São Paulo, onde suas atuações o levaram a ser convocado para representar o Brasil na Copa do Mundo realizada na França. Durante o torneio, assumiu a posição titular na semifinal contra a Holanda, substituindo Cafu.

Após seu período no São Paulo até o ano 2000, Zé Carlos continuou sua carreira em diversos clubes brasileiros, incluindo Grêmio, Ponte Preta e Joinville. Sua trajetória nos gramados encerrou-se em 2005, quando se despediu dos campos jogando pelo Noroeste.

Leia na íntegra a nota emitida pelo São Paulo:

"O São Paulo Futebol Clube, com imensa dor e tristeza, informa e lamenta o falecimento de José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, ocorrido nesta sexta-feira, dia 25 de outubro de 2024, na cidade de Osasco (SP). O ex-jogador do Tricolor tinha 56 anos de idade. O Clube decreta luto oficial.

Nascido em Presidente Bernardes (SP) no dia 14 de novembro de 1967, Zé Carlos chegou ao São Paulo em 1997, contratado junto à Matonense. Com a camisa tricolor, o lateral-direito disputou 72 jogos e marcou dois gols.

Em 1998, Zé Carlos viveu dois grandes momentos na carreira: fez parte do elenco campeão paulista pelo São Paulo e foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França, sendo titular na disputa das semifinais contra a Holanda.

O jogador se despediu do Tricolor em fevereiro de 1999, quando seguiu para a Ponte Preta.

O São Paulo Futebol Clube expressa suas mais sinceras condolências e se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Zé Carlos neste momento de profunda dor".

Compartilhe