Diário de São Paulo
Siga-nos

Macarrão engorda? Veja mitos e verdades sobre o carboidrato

A famosa macarronada, popular nas mesas brasileiras, costuma gerar polêmica por ser considerado um prato muito calórico. Por outro lado, o carboidrato faz

MACARRAO
MACARRAO

Redação Publicado em 16/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h27


A famosa macarronada, popular nas mesas brasileiras, costuma gerar polêmica por ser considerado um prato muito calórico. Por outro lado, o carboidrato faz parte, em porções moderadas, da dieta do mediterrâneo, conhecida como uma das mais saudáveis do mundo. Então, fica a dúvida: será que a macarronada é um “prato cheio” para a obesidade e o sobrepeso? De acordo com a nutricionista Renata Buzzini, se o consumo do macarrão ocorrer dentro de uma dieta de baixo índice glicêmico, que não aumenta consideravelmente a presença do açúcar no sangue, a probabilidade de ganho de peso é baixíssima. Provavelmente, nesse caso, a pessoa tem bons hábitos alimentares e de saúde.

– O macarrão é um carboidrato, por isso é convertido rapidamente em glicose. Se consumido em excesso, aumenta a produção da insulina, que é o hormônio que libera a entrada desse açúcar nas células, com a finalidade de gerar energia. Porém, essa insulina, se liberada em uma quantidade acima do ideal, incita o acúmulo de gordura. Ou seja, comer muito macarrão eleva a quantidade de gordura no corpo. Aqui no Brasil, é comum a massa aparecer na mesa como um prato único, sem o acompanhamento de vegetais, verduras e com pouca ou quase nada de proteína – afirma a nutricionista.

Renata explica ainda que existem basicamente dois perfis de pessoas e associa as categorias à prática de atividade física:

  • Grupo 1: busca ingerir massas frescas, com tomate, alho, azeite, em uma quantidade adequada, tende a praticar atividade física;
  • Grupo 2: consome massas prontas, congelados, industrializados, ultraprocessados tende a ser sedentário.

A nutricionista acrescenta que o ideal evitar o consumo excessivodo carboidrato puro não eliminar o carboidrato de forma brutal da dieta. Além disso, outra contraindicação são as massas instantâneas, ricas em sódio e em óleo. Esses alimentos contém à quantidade de sódio e óleo que poderíamos comer em um dia todo ou até mais.

Mitos e verdades sobre o macarrão

Há massas feitas com ovos e outras que não contam com esse alimento — Foto: Pixabay

Há massas feitas com ovos e outras que não contam com esse alimento — Foto: Pixabay

Massas integrais são menos calóricas?

Mito. Na verdade, em termos calóricos, não há diferença entre uma massa integral e uma comum. A vantagem do macarrão integral é a quantidade de nutrientes que ele conserva, que é muito maior que a do macarrão comum.

Seu consumo dá sensação de cansaço?

Mito. O que pode acontecer é uma digestão mais lenta se a massa for do tipo recheada. Nesse caso, o macarrão se torna um alimento pesado e mais demorado para o corpo processar.

Deve ser salgado durante o cozimento?

Verdade. Para temperar o macarrão, deve-se adicionar sal na água de cozimento, pois só assim a massa irá absorver o condimento.

Tem problema comer massa à noite?

Mito. A nutricionista alerta que é preferível deixar o consumo de massas para o almoço, mas não há problema algum em comer macarrão no jantar.

Macarrão engorda?

Não necessariamente. Segundo Renata, se o carboidrato for consumido de forma moderada, principalmente em dietas de baixo índice glicêmico, dificilmente a pessoa vai engordar apenas por consumir a massa. Agora, quando este é consumido de forma exagerada, ocorre um aumento da deposição de gordura no nosso corpo, por isso é importante ter controle.

Como funciona o processo de ganho e perda de peso?

Emagrecimento é um processo que envolve um déficit energético — Foto: iStock

Emagrecimento é um processo que envolve um déficit energético — Foto: iStock

A perda ou ganho de peso é um processo e não um evento, ou seja, acontece de acordo com a frequência e rotina. Ninguém engorda da noite para o dia, assim como ninguém se livra do excesso de peso como num passe de mágica. A gordura corporal se forma em um processo de acúmulo diário de calorias durante um período de tempo.

– As calorias consumidas que não foram gastas vão se acumular com aquelas que a pessoa irá comer nas próximas semanas, transformando-se em gorduras. Funciona mais ou menos assim: a cada 7.000 calorias ingeridas e não consumidas, o indivíduo terá ganhado cerca de 1 kg. O mesmo acontece com a perda de peso: a cada 7.000 calorias consumidas, a pessoa terá perdido cerca 1 kg. Vale destacar que esses números são generalizados, pois há fatores individuais específicos que influenciam na perda ou no ganho de peso – explica Renata Buzzini.

Tipos de macarrão

Existem diferentes tipos de massa, como aquelas sem a presença de ovos — Foto: Pixabay

Existem diferentes tipos de massa, como aquelas sem a presença de ovos — Foto: Pixabay

A seguir, conheça alguns dos principais tipos de macarrão consumidos e saiba suas diferenças:

Macarrão de sêmola

Elaborado sem ovos e com farinha de trigo especial e mais consistente, denominada tipo 1, de cor mais clara que o comum. Esse tipo de massa é recomendado para dietas com baixo nível de colesterol.

Macarrão com ovos

Além de farinha e água, são adicionados ovos à massa.

Massas secas

Produzidas com farinha de trigo e água, passam por um processo de secagem que permite um longo período de estocagem antes do consumo.

Massas instantâneas

Pré-cozidas durante o processo de fabricação, podem ser preparadas em poucos minutos. No entanto, por serem fritas antes de serem embaladas, as massas instantâneas são ricas em gordura e conservantes em sua composição, não sendo aliadas da saúde.

Massas frescas

Feitas com farinha de trigo, passam por um processo parcial de secagem. São comercializadas sob refrigeração.

Macarrão grano duro

É feito com um trigo especial denominado trigo durum. Após o cozimento, resulta em uma massa mais solta e “al dente”.

Macarrão integral

Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição. Contudo, diferentemente do que o senso comum acredita, o macarrão integral não confere menor valor energético.

Dicas para o consumo de massas

A macarronada é um prato típico na casa dos brasileiros  — Foto: Istock

A macarronada é um prato típico na casa dos brasileiros — Foto: Istock

De acordo com Renata Buzzini, o ideal é dividir o prato de macarrão em três partes iguais: uma com a massa, uma com a proteína e uma com uma verdura. A seguir, confira algumas opções de massa para preparar em casa:

  1. Penne com tomate cereja, manjericão e ricota misturada com azeite, alho e sal (dica: aqueça levemente o óleo, deixe o alho picadinho ficar levemente dourado, jogue a ricota e o sal e mexa bem). Na massa ainda quente, coloque os tomate cerejas cortados ao meio e acomode no prato com uma porção dessa ricota acomodada ao centro;
  2. Espaguete com alho poró e frango em cubinhos;
  3. Parafuso com berinjela e isca de carne;
  4. Outra opção é usar a massa fresca de lasanha e rechear com pastinha de escarola (escarola bem batidinha com ricota e temperos), levando para assar com um belo molho de tomate em pedaços.

FonteRenata Buzzini é nutricionista especializada em Saúde da Mulher pela Faculdade de Saúde Pública (USP) e Especializada em Adolescência pelo Departamento de Especialidades Pediátricas da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Atua em nutrição clínica, cardapioterapia, consultoria nutricional e na participação e elaboração de trabalhos científicos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias