Nicholas Latifi abandonou o GP de Abu Dhabi, mas foi personagem central para a definição do resultado da corrida e da temporada. A entrada do Safety Car criou

Redação Publicado em 13/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h48
Nicholas Latifi abandonou o GP de Abu Dhabi, mas foi personagem central para a definição do resultado da corrida e da temporada. A entrada do Safety Car criou as condições para que Max Verstappen ultrapassasse Lewis Hamilton e se sagrasse campeão mundial de Fórmula 1. Um protagonismo indesejado e pelo qual o piloto da Williams se desculpou.
– Estávamos realmente lutando por aderência na sequência de curvas, e especialmente no ponto em que saí. Foi uma curva capciosa para mim durante todo o fim de semana, então pneus sujos, ar sujo, e eu cometi um erro.
– Eu realmente não estava ciente da situação da corrida até então. Obviamente nunca foi minha intenção influenciar inadvertidamente, mas eu cometi um erro e arruinei minha própria corrida. Nunca foi minha intenção e só posso pedir desculpas por influenciar e criar uma oportunidade. Mas novamente, eu cometi um erro.

Nicholas Latifi sofreu acidente que mudou curso do GP de Abu Dhabi e do Mundial de Pilotos — Foto: Getty Images
Latifi errou após disputar posição roda a roda com Mick Schumacher a seis voltas do fim do GP de Abu Dhabi. Quando o Safety Car entrou na pista, Hamilton estava 11 segundos à frente de Verstappen e havia cinco retardatários entre eles: Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel.
Inicialmente o diretor de prova Michael Masi disse que eles não seriam autorizados a ultrapassar o Safety Car. A RBR questionou esta decisão, e Masi então autorizou que os carros que geravam esse tráfego ultrapassassem, deixando os dois pilotos que lutavam pelo título da temporada livres para uma disputa franca.

Nicholas Latifi no circuito de Yas Marina — Foto: Getty Images
Verstappen havia trocado os pneus por compostos macios e estava preparado para ir para o tudo ou nada com Hamilton, que usava pneus duros e já desgastados por ter feito apenas uma parada nos boxes. Quando a relargada foi autorizada, Verstappen estava praticamente roda a roda com o rival. O holandês teve sucesso na ultrapassagem, venceu o GP de Abu Dhabi e conquistou o título mundial.
Em entrevistas a diferentes redes de televisão britânicas, como Sky e Channel 4, o chefe da RBR, Christian Horner, agradeceu a Latifi pela batida.
– Precisávamos de algo dos deuses da corrida nas últimas 10 voltas. (…) Obrigada Nicholas Latifi pelo Safety Car. Tenho que dizer sobre os comissários que eles foram excelentes de deixar a corrida voltar. Estávamos gritando com ele (Masi) “deixe-os correr”.
.
.
.
Globo Esporte
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada