Diário de São Paulo
Siga-nos

Início no hóquei, foco no futebol e vício em tecnologia: quem é Ariel Holan, provável técnico do Santos

O Santos está muito perto de anunciar a contratação do técnico argentino Ariel Holan para substituir Cuca na próxima temporada. Na última sexta-feira, Holan

Santos
Santos

Redação Publicado em 19/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h24


Argentino ganhou título nos dois últimos trabalhos e deve ser confirmado no Peixe em breve

O Santos está muito perto de anunciar a contratação do técnico argentino Ariel Holan para substituir Cuca na próxima temporada. Na última sexta-feira, Holan deixou a Universidad Católica, do Chile.

E Holan, hoje com 60 anos, tem uma trajetória curiosa. Antes de virar treinador de futebol, ele dirigiu times de hóquei sobre grama e conseguiu tirar lições para ter sucesso no esporte que desde a infância foi seu foco.

Abaixo, conta detalhes da carreira de Ariel Holan, o provável novo técnico do Santos.

Início no hóquei

Após tentar se tornar jogador de futebol profissional e ser forçado a parar por conta dos estudos, Holan foi convidado por Luis Jorge Ciancia, um dos principais nomes da história do hóquei sobre a grama, para começar a dirigir a equipe B do Lomas Athletic, da cidade de Lomas de Zamora, onde nasceu.

Detalhe: Holan tinha apenas 16 anos.

Holan se destacou à frente de diversos times até chegar ao auge, em 2003. O argentino dirigiu a seleção uruguaia na campanha que rendeu a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos daquele ano, realizado na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana.

Em 2016, quando já era técnico de futebol, Ariel Holan reencontrou e posou com as uruguaias que ganharam o bronze no Pan-Americano de 2003 — Foto: Reprodução/Internet

Em 2016, quando já era técnico de futebol, Ariel Holan reencontrou e posou com as uruguaias que ganharam o bronze no Pan-Americano de 2003 — Foto: Reprodução/Internet

Futebol: o grande objetivo

Apesar de se destacar no hóquei, Holan sempre esteve focado no futebol. Ele conseguiu unir os dois esportes e estudá-los de maneira conjunta com a ajuda de uma aliada: a tecnologia. O treinador é “viciado” em análise de desempenho, performance e condição física dos atletas.

O próprio Holan falou sobre sua aventura no hóquei e o início no futebol em depoimento publicado no site “The Coaches Voice”.

– Meu tempo no hóquei me ajudou muito como treinador. Porque primeiro há um papel genérico que é o de um treinador, e a estrutura emocional e racional de um treinador vai sendo formada à medida que se tem a experiência de liderar equipes – contou Holan.

– Eu estava ligando hóquei com futebol e futebol com o hóquei de forma sistemática. Com um importante fator em comum: a tecnologia.

No futebol, ele primeiro se tornou analista de desempenho, depois auxiliar técnico… Como treinador mesmo, teve seu primeiro trabalho em junho de 2015, quando comandou o Defensa y Justicia, da Argentina, onde ficou até novembro do ano seguinte.

Ariel Holan no Defensa y Justicia, primeiro clube de futebol que dirigiu  — Foto: site oficial - Defensa y Justicia

Ariel Holan no Defensa y Justicia, primeiro clube de futebol que dirigiu — Foto: site oficial – Defensa y Justicia

O primeiro título no futebol foi no… Brasil

Do Defensa y Justicia, Holan seguiu para o Independiente, também da Argentina. Em sua primeira temporada no clube, veio também seu primeiro título no futebol.

Curiosamente, ele foi conquistado justamente no Brasil, país que está prestes a vir trabalhar.

O argentino guiou o Independiente ao título da Copa Sul-Americana em 2017, batendo o Flamengo na final e estragando a festa dos rubro-negros, que lotaram o Maracanã com mais de 62 mil pessoas no jogo de volta da decisão.

Ariel Holan comemora primeiro título da carreira de técnico, conquistado no Maracanã — Foto: Divulgação/Independiente

Ariel Holan comemora primeiro título da carreira de técnico, conquistado no Maracanã — Foto: Divulgação/Independiente

No ano seguinte, teve seu nome ligado ao Santos em duas oportunidades, mas não foi o escolhido para comandar o time. Ele também enfrentou o Peixe nas oitavas de final da Libertadores, em eliminatória que ficou marcada pela escalação irregular de Carlos Sánchez, seguida de punição ao Alvinegro, eliminado posteriormente.

Sucesso no Chile

Depois da passagem pelo Independiente, Holan decidiu se aventurar fora da Argentina.

No fim de 2019, assumiu a Universidad Católica, do Chile, onde também conseguiu ser campeão em sua primeira temporada no clube. O título do campeonato nacional foi conquistado na última semana.

Agora, para acertar com o Santos, Holan rescindiu o contrato com o clube chileno – havia uma cláusula que o liberava para clubes do exterior.

O Santos e o técnico já trocaram mais algumas cláusulas contratuais e não há divergências entre as partes. Agora, só falta formalizar e assinar o que foi combinado em documentos para que ele seja oficializado como novo técnico do Peixe.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias