Diário de São Paulo
Siga-nos

Daniel Dias é eleito para Conselho dos Atletas Paralímpicos

O Comitê Paralímpico Internacional anunciou neste sábado (4) os seis novos membros do Conselho dos Atletas Paralímpicos. O brasileiro Daniel Dias foi um dos

PARALIMPICOS
PARALIMPICOS

Redação Publicado em 04/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h03


O Comitê Paralímpico Internacional anunciou neste sábado (4) os seis novos membros do Conselho dos Atletas Paralímpicos. O brasileiro Daniel Dias foi um dos escolhidos para o grupo, que representará os competidores pelos próximos três anos até os Jogos de Paris em 2024.

A votação aconteceu entre 19 de agosto e 3 de setembro. 2.447 atletas votaram, 55,5% dos competidores em Tóquio, quebrando o recorde anterior de participação que foram os 54% nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Foram 22 candidatos de todos os continentes para o conselho e para ser elegível a pessoa precisa ter competido na última edição dos Jogos ou em uma das duas anteriores (Rio 2016 ou Londres 2012). Os eleitos foram:

  • Martina Caironi (Itália – Atletismo)
  • Daniel Dias (Brasil – Natação)
  • Omara Durand Elias (Cuba – Atletismo)
  • Takayuki Suzuki (Japão – Natação)
  • Jitske Visser (Holanda – Basquete em cadeira de rodas)
  • Zahra Nemati (Irã – Tiro com arco)

– Estou extremamente feliz por ter sido eleito. Gostaria de agradecer a todos que votaram em mim e confiaram em mim para essa função. Juntos conseguiremos contribuir para o desenvolvimento dos esportes. Vamos lutar para que cada dia seja melhor para os atletas. Espero que possamos discutir a classificação porque é a minha maior preocupação agora. Impacta diretamente as vidas e carreiras dos atletas – disse Daniel Dias ao site do Comitê Paralímpico Internacional.

Daniel Dias se aposentou após o término das Paralimpíadas com 27 medalhas, recorde entre nadadores paralímpicos. O brasileiro já havia declarado a sua intenção de concorrer ao conselho justamente para tentar convencer o Comitê Paralímpico Internacional a rever o sistema de classificação na natação.

O Conselho dos Atletas age como ligação entre os atletas e os tomadores de decisão nos esportes paralímpicos. Além dos seis eleitos neste sábado, mais três representantes das Paralimpíadas de Inverno serão escolhidos durante os Jogos de Pequim em 2022.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias