Diário de São Paulo
Siga-nos

Bottas ironiza defesa de Russell após batida: “Grande teoria”

A troca de farpas entre Valtteri Bottas e George Russell continuou depois da batida violenta que provocou a interrupção do GP da Emilia-Romagna com a bandeira

Russell
Russell

Redação Publicado em 19/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h36


Após batida violenta em Imola, finlandês rebate argumento de britânico de que teria feito manobra agressiva por causa da disputa por posto na Mercedes em 2022

A troca de farpas entre Valtteri Bottas e George Russell continuou depois da batida violenta que provocou a interrupção do GP da Emilia-Romagna com a bandeira vermelha no último domingo. O britânico da Williams, cotado para assumir o posto do finlandês na Mercedes, acusou o rival de fazer uma defesa agressiva da nona posição justamente por causa da disputa para a temporada 2022. Bottas ironizou a justificativa de Russell para o choque.

– Desculpe, perdi meu chapéu de alumínio em algum lugar. É uma grande teoria – disse o piloto, se referindo ironicamente à crença de que o alumínio protege o cérebro de leitura de mente – Vou sempre defender posição para qualquer piloto, não quero perder nenhuma. Essa foi uma defesa normal. Eu poderia ter sido muito mais agressivo se necessário. Eu não concordo com nada disso. Eu estava fazendo minhas coisas. Não importa quem eu estaria defendendo, seria exatamente o mesmo.

Como foi o lance?

Na disputa pelo nono lugar, o piloto da Williams pegou o vácuo e, de asa móvel aberta (DRS), vinha em alta velocidade para realizar a ultrapassagem na reta principal em direção à primeira curva. Mas o rival da Mercedes se moveu levemente para o lado direito, o que obrigou Russell a usar parte da grama que, molhada, fez o britânico perder o controle do carro, rodar e acertar a Mercedes de Bottas, jogando ambos para o muro.

O que Bottas disse?

– Eu consegui vê-lo se aproximando na reta, e aí vi que iria pela direita. Pelos replays que vi, deixei espaço para dois carros ali, mas ele perdeu o controle do carro e bateu em mim. E aí foi game over – afirma Bottas,

Logo após a batida, Russell saiu furioso do carro e foi cobrar Bottas, que ainda estava sentado no cockpit. O finlandês respondeu com o dedo do meio, enquanto o britânico deu uma tapinha nada amistoso no capacete de Valtteri.

– Não sei o que foi aquilo, porque a culpa foi claramente dele. Então eu não fiquei feliz com isso, mas é o que é.

O que Russell disse?

Sobre a cobrança em Bottas logo após o acidente, Russell disse que foi questionar o rival se “ele estava tentando matar ambos”.

– Eu vinha muito rápido. Eu tinha vácuo, asa móvel aberta e assim que eu coloquei de lado, ele foi de leve para a direita, usando uma tática de defesa que os pilotos costumavam a fazer no passado. Mas teve uma manobra parecida do Verstappen em 2015 que gerou um acordo de cavalheiros para não se repetir, porque é muito perigosa. Em uma pista completamente seca, teria sido ok, mas ele me colocou na parte molhada e eu perdi o controle. Então o incidente infeliz, mas a cerca de 320 km/h, você precisa respeitar as condições – explica Russell.

Russell lamentou ainda a chance de pontuar pela Williams pela primeira vez.

– Na visão dele, não estava disputando nada, porque o nono lugar não representa nada para ele, mas para nós representa muito. Eu fui para a manobra, que teria sido tranquila. Não havia motivo para se mover daquela forma. Existe um acordo de cavalheiros entre os pilotos. Sempre afirmamos que manobras assim causariam um grande acidente um dia. E aqui estamos – explica.

Toto Wolff diz que Russell “tem muito que aprender”

– Toda a situação jamais deveria ter acontecido. Valtteri foi mal nas 30 primeiras voltas e não deveria estar naquela posição, mas George nunca deveria ter se lançado naquela manobra, considerando que a pista estava secando. Ele assumiu riscos com um carro da Mercedes à frente. E em um programa de desenvolvimento de pilotos (George é da Mercedes), você jamais pode perder sua perspectiva global. Então sim, ele tem muito o que aprender – afirma Toto.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, no GP do Bahrein da F1 2021 — Foto:  Mark Thompson/Getty Images

Toto Wolff, chefe da Mercedes, no GP do Bahrein da F1 2021 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Após análise por parte da direção de prova, ficou decidido que o lance foi incidente de corrida e que nenhum dos pilotos será punido.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias