Diário de São Paulo
Siga-nos

Após 13 meses afastado, Roger Federer volta ao tênis com vitória em duelo de 2h24 em Doha

Roger Federer está de volta às quadras. Depois de pouco mais de 13 meses afastado do tênis para se recuperar de uma lesão no joelho direito, o suíço retornou

Tênis
Tênis

Redação Publicado em 10/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h58


Recuperado de duas cirurgias no joelho, suíço supera o britânico Daniel Evans no retorno ao Circuito Mundial e vai às quartas de final do ATP 250 do Catar

Roger Federer está de volta às quadras. Depois de pouco mais de 13 meses afastado do tênis para se recuperar de uma lesão no joelho direito, o suíço retornou ao Circuito Mundial com vitória no ATP 250 de Doha. Nesta quarta-feira, o número 6 do mundo venceu um duelo de 2h24min com o britânico Daniel Evans, 28º do ranking – parciais de 7/6 (8), 3/6 e 7/5.

– Muito bom estar de volta. Estou feliz por estar aqui, mesmo se perdesse, mas claro que vencendo é ainda melhor. Joguei muito bem. Estou muito feliz com meu desempenho.Tem sido uma longa e difícil trajetória para mim. Não é algo simples voltar a jogar na minha idade, mas valeu a pena, porque joguei muito bem hoje – disse o tenista de 39 anos.

Houve quem duvidasse do retorno de Federer, afinal o tenista de 39 anos passou por duas cirurgias no joelho direito, uma em fevereiro, outra em junho. O suíço, por outro lado, nunca cogitou parar. Nada de aposentadoria. Não sente mais dores e mostrou que é questão de tempo para recuperar o ritmo de jogo.

No quarto confronto com Evans, foi a primeira vez que Federer cedeu um set. Evans fez um jogo duro e resistiu a pressão do suíço. O britânico só tomou uma quebra no último game do jogo.

O ATP 250 de Doha é apenas o primeiro passo de Federer. Maior campeão de Grand Slam da história empatado com Rafael Nadal, o suíço mira o 21º título da carreira em um dos quatro grandes torneios do tênis. A grande meta é estar pronto para o Grand Slam de Wimbledon, no final de julho, em Londres. A grama inglesa é um território confortável para o suíço, que já levou o troféu para casa oito vezes, sendo, disparado, o maior vencedor de Wimbledon.

Mesmo parado, Federer se manteve no top 10 do mundo graças ao congelamento do ranking por causa da pandemia do coronavírus. Cabeça de chave número 2 em Doha, o suíço agora encara nas quartas de final Nikoloz Basilashvili, da Geórgia.

Roger Federer no ATP 250 de Doha — Foto: Mohamed Farag / Getty Images

Roger Federer no ATP 250 de Doha — Foto: Mohamed Farag / Getty Images

O jogo

Federer tratou de mostrar logo que está com o físico em dia. O suíço disparou um arsenal de lindas bolas vencedoras e sacou muito bem. Evans não deixou barato. O britânico não deu nenhuma chance para o número 6 do mundo e até teve um break point no nono game. Mas o equilíbrio deu o tom do primeiro set, que foi ao tie-break. Os dois tenistas tiveram o ponto do set. Federer ainda cometeu erros não forçados por falta de ritmo, mas fechou a parcial em uma linda bola vencedora: 7/6 (8).

Federer teve chance de quebra no primeiro game, mas foi Evans quem conseguiu a primeira quebra do jogo. Ele venceu o quarto game no serviço do suíço e conseguiu manter seu saque apesar da pressão do número 6 do mundo até fechar o segundo set em 6/3.

O equilíbrio voltou a ditar o ritmo do jogo no terceiro set. Federer conseguiu salvar dois break points no sétimo game e cresceu. Teve seu primeiro match point no 10º game, mas Evans conseguiu se salvar. No 12º game, porém, não teve jeito. Federer abriu 15/40 e teve um duplo match point. Já na primeira oportunidade selou a vitória: 7/5.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias