Diário de São Paulo
Siga-nos
Desabafo

Seu Jorge rompe o silêncio após ser alvo de ataques racistas durante show

Seu Jorge grava vídeo para se manifestar sobre ataques racistas em um show em Porto Alegre. O caso é investigado pela polícia

Seu Jorge - Foto: Reprodução / Instagram
Seu Jorge - Foto: Reprodução / Instagram

Renata Silva Publicado em 18/10/2022, às 06h55


O cantor Seu Jorge gravou um vídeo com o objetivo de falar pela primeira vez sobre os ataques racistas que foram feitos contra ele durante um show em um clube de Porto Alegre na semana passada. O artista revelou que ouviu vaias, xingamentos e ofensas racistas durante a apresentação.

“O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, disse ele, e completou sobre o momento em que ouviu as ofensas. “Quando chegou no final do show, eu sai do palco. Quando cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas vaias e xingamentos. Por conta disso, eu percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso 'bis', mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos e me retirei do local do show”, afirmou.

Então, ele contou que não viu pessoas negras na plateia do evento. “Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show”, declarou.

Na sequência, o artista desabafou: “Não era a cidade que eu reconheci, a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia”. Logo depois, ele falou: “Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”.

A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância abriu um inquérito pelo crime de racismo e está fazendo investigação após denúncias.

Assista ao vídeo com a declaração de Seu Jorge:

Compartilhe  

últimas notícias