Cantora faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, após uma longa batalha contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023

William Oliveira Publicado em 21/07/2025, às 10h10
Neste domingo (20), a música brasileira perdeu uma de suas vozes mais carismáticas e autênticas. Preta Gil, filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, faleceu aos 50 anos, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações causadas por um câncer colorretal metastático — um tumor inicialmente diagnosticado no intestino que posteriormente atingiu outros órgãos.
Sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta estava internada em uma clínica especializada em Nova York, onde vinha se submetendo a um tratamento intensivo, incluindo sessões de quimioterapia, imunoterapia e procedimentos cirúrgicos. Apesar de avanços em alguns momentos, o quadro se agravou nos últimos meses, especialmente após a descoberta de novas metástases no fígado e nos pulmões. Segundo familiares, Preta manteve força e otimismo até o fim, mas sofreu falência múltipla dos órgãos após uma infecção generalizada, consequência do enfraquecimento do sistema imunológico.
A batalha contra o câncer começou oficialmente em janeiro de 2023, quando a cantora passou a sentir dores abdominais persistentes, inicialmente tratadas como crises renais. Exames mais aprofundados revelaram a presença de um tumor no intestino. Em agosto de 2024, Preta chegou a passar por uma cirurgia de grande porte para a retirada do tumor primário, mas meses depois a doença retornou de forma mais agressiva.
Apesar dos efeitos colaterais do tratamento, Preta continuou ativa nas redes sociais, compartilhando mensagens de fé, esperança e conscientização sobre o câncer. Seu posicionamento público durante o tratamento foi marcado pela coragem e transparência, ajudando a informar e sensibilizar milhares de pessoas.
Carreira e legado
Preta Gil iniciou sua trajetória musical aos 29 anos, após deixar uma carreira como produtora e publicitária. Seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter (2003), destacou-se com a canção “Sinais de Fogo”, composta por Ana Carolina. A capa do disco, que trazia a cantora nua, causou grande repercussão e críticas conservadoras.
“Lembro que fui mostrar para o meu pai e ele falou: ‘Desnecessário, Preta’. Aquilo foi uma confusão na minha cabeça. Mas meu pai é um sábio. Ele sabia exatamente o que eu ia passar depois. Eu lancei o disco achando que estava abafando, mas veio uma enxurrada de muitas críticas na época. De muito conservadorismo”, revelou em entrevista anos depois.
Em 2005, lançou o álbum Preta, com músicas como “Muito Perigoso” e “Eu e você, você e eu”. Em 2010, o projeto Noite Preta percorreu o Brasil por sete anos, ampliando sua popularidade.
Preta também inovou com o espetáculo Baile da Preta, uma celebração da diversidade musical brasileira. Em seu site, descreveu o show como “um reflexo da sua alma e de sua brasilidade”.
Na TV, destacou-se com o programa Vai e Vem, abordando temas como sexualidade e empoderamento com leveza e inteligência. Em 2012, lançou Sou como Sou e, mais tarde, o DVD comemorativo Bloco da Preta, em celebração aos seus dez anos de carreira.
Criadora de um dos blocos mais populares do carnaval carioca, o Bloco da Preta chegou a reunir mais de 500 mil foliões no centro do Rio. “É o momento ápice do meu ano. Trabalho o ano inteiro, faço mil atividades, mas o meu grande 'xodó' é o Bloco da Preta. Nele eu deposito muito da minha energia”, declarou em uma de suas últimas entrevistas.
Seu álbum mais recente, Todas as Cores (2017), contou com participações especiais de artistas como Gal Costa e Pabllo Vittar, refletindo seu compromisso com a representatividade e a inclusão.
Vida pessoal
Preta Gil é filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, sua terceira esposa. Do relacionamento, nasceram também Pedro e Maria. Além dos dois irmãos por parte de mãe, Preta tem mais cinco irmãos: Nara e Marília, filhas do casamento de Gil com Belina de Aguiar; e Bem, José e Bela Gil, frutos da união do cantor com Flora, sua atual esposa.
A cantora foi casada com o ator Otávio Müller, com quem teve um filho, Francisco Gil, pai de Sol de Maria, única neta de Preta. O fim do relacionamento do casal chegou ao fim em 1995.
Mais tarde, em 2009, a artista uniu-se ao cineasta Carlos Henrique Lima, e, recentemente, ao personal trainer Rodrigo Godoy, de quem se separou em meio ao tratamento contra o câncer. A separação foi marcada por denúncias de traição e abandono emocional, amplamente repercutidas pela mídia.
Despedida
Em nota, Gilberto Gil informou que Preta faleceu em Nova York e que a família já está cuidando da repatriação do corpo da cantora para o Brasil. O cantor pediu compreensão de amigos, fãs e da imprensa neste momento de profunda dor.
O comunicado ressaltou que a notícia foi devastadora e que a família pede respeito ao luto e à privacidade dos entes queridos enquanto organiza o retorno de Preta ao país.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após pressão interna

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master