Diário de São Paulo
Siga-nos
Lançamento

iPhone 15: novo smartphone da Apple será lançado nessa terça-feira

A Apple realizará o tradicional evento de setembro para apresentar novos produtos

A Apple realizará o tradicional evento de setembro para apresentar novos produtos - Imagem: Reprodução/Youtube: Símbolo do evento
A Apple realizará o tradicional evento de setembro para apresentar novos produtos - Imagem: Reprodução/Youtube: Símbolo do evento

Ana Rodrigues Publicado em 12/09/2023, às 08h23


Na tarde desta terça-feira (12), a Applerealizará o tradicional evento de setembro para apresentar novos produtos. Segundo alguns rumores, a partir das 14h (horário de Brasília), a empresa lançará os seguintes aparelhos: 

  • Quatro celulares novos: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max (maior e mais avançado);
  • Duas atualizações de seu relógio inteligente: Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2.

Segundo o site Tilt, o evento será no Auditório Steve Jobs com transmissão ao vivo em seus canais online: 

São esperados quatro novos celulares com as seguintes características: 

1 - Entrada USB-C: A maior mudança esperada dessa nova "família" iPhone é a entrada padrão USB-C no lugar da porta Lightning presente nos smartphones da marca desde o iPhone 5, lançado em 2012.

A mudança será devido uma nova lei da União Europeia (UE) determina que até dezembro de 2024 todos os fabricantes de diferentes tipos de eletrônicos portáteis devem adotar em seus produtos um formato único para o carregamento das baterias e transferência de dados. O objetivo é fazer com que o consumidor gaste menos ao usar um único cabo, por exemplo, para o celular, tablet, GPS, câmeras digitais, consoles de videogames. Além disso, existe o fator sustentável, já que a mudança tende a diminuir a produção desses componentes, eliminando os resíduos gerados no processo de fabricação.

Caso a Apple não faça a mudança nessa nova linha, a empresa terá até dezembro de 2024 se quiser continuar a vender os aparelhos na União Europeia. Como mudar a estrutura do iPhone apenas em um único mercado do mundo é um desafio significativo de desenvolvimento, fabricação e financeiro, é provável que o padrão USB-C será integrado em iPhones vendidos fora do bloco europeu.

Ainda, é possível que os cabos venham nas cores dos respectivos aparelhos - nada de cabos apenas brancos. 

2 - Tela de diferentes tamanhos: É possível que a empresa tenha modelos com dois tamanhos diferentes de display: 

  • iPhone 15: 6,1 polegadas (15,49 cm);
  • iPhone 15 Plus: 6,7 polegadas (17 cm);
  • iPhone 15 Pro: 6,1 polegadas (15,49 cm);
  • iPhone 15 Pro Max: 6,7 polegadas (17 cm).

3 - Ilha dinâmica em todos os aparelhos: O recurso que aproveita o entalhe na parte superior da tela para exibir informações de aplicativos provavelmente deixará de ser exclusivo dos modelos Pro (ele foi lançado com o 14 Pro). Acredita-se que toda a linha iPhone 15 ganhe a função. 

4 - Moldura de titânio

  • iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max: eles podem ganhar uma estrutura feita de titânio, seguindo o padrão do relógio Apple Watch Ultra. A ideia é ter um celular mais leve do que as gerações anteriores.
  • iPhone 15 e iPhone 15 Plus: provavelmente continuaram com a moldura de alumínio. Segundo alguns sites da imprensa dos Estados Unidos, os dois modelos serão, basicamente, um iPhone 14 Pro reembalado com alguns recursos a menos.
  • As bordas da linha 15 Pro podem ficar mais finas, e o vidro pode ficar mais curvado nas bordas, como era na linha 11.

5 - Processador e memória: A apple deve adotar uma estratégia dupla: 

  • iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max: podem vir com o processador A17 Bionic, de 2023, +8 GB de memória RAM.
  • iPhone 15 e iPhone 15 Plus: talvez venham com o processador A16 Bionic, lançado em 2022 (são utilizados no iPhone 14 pro e pro max) e a memória RAM provavelmente será de 6 GB.

6 -Mais zoom na câmera: O iPhone 15 Pro Max deve ganhar uma lente periscópio, o que permitirá que o telefone tenha uma maior capacidade de registrar uma foto com o zoom óptico (da própria câmera) sem que perca a qualidade. Se o recurso for confirmado, o celular conseguirá ter um zoom óptico de 5x a 6x (os modelos 14 Pro e Pro Max permitem 3x).

7 - Fim da gaveta de chip?: Desde o ano passado, os iPhones que foram lançados nos Estados Unidos não tem mais a gaveta física para inserção do chip. Mais países devem receber iPhones exclusivos para eSIM, nome dado à linha telefônica virtual.

Compartilhe  

últimas notícias