Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock: saiba como surgiu a data e confira 10 clássicos do gênero

A data surgiu em 1985 e é memorizada pelo fãs até hoje

O Dia Mundial do Rock é um dia comemorativo que busca dar visibilidade a artistas do gênero que tiveram contribuições importantes para a história do Rock - Imagem: reprodução Pinterest @diariodorio.com
O Dia Mundial do Rock é um dia comemorativo que busca dar visibilidade a artistas do gênero que tiveram contribuições importantes para a história do Rock - Imagem: reprodução Pinterest @diariodorio.com

Vitória Tedeschi Publicado em 12/07/2022, às 15h59


Nesta quarta-feira, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, mas engana-se quem pensa que tal data refere-se a um marco sobre o nascimento do gênero, aniversário de algum criador do estilo, lançamento de um disco ou canção icônica ou algo assim.

Na verdade, o marco foi um show, o lendário Live Aid, realizado há exatos 37 anos, em 1985.

O evento que marcou a história do Rock, realizado principalmente em Londres e na Filadélfia (apesar de contar com alguns shows na Austrália, na Rússia e no Japão também), foi idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia.

A produção contou com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores. O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e fome na África

Live Aid chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam Elton John, The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Bob Dylan, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

ingresso-live-aid-rock
Ingresso do show que viria a dar origem ao Dia Mundial do Rock / Imagem: reprodução Pinterest @Sharon Gallagher

Por ser um momento tão inesquecível para a música, o próprio Phil Collins, sugeriu que aquele deveria ser considerado o dia global do rock. E assim foi feito!

Dia Mundial do Rock no Brasil

Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data é muito mais comemorada no Brasil do que em qualquer outro país. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao gênero - a 89 FM e a 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

Entretanto, o marco é ignorado por vários outros países do mundo e até celebrado em outros momentos que não o dia 13 de julho.

É importante citar que por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, por isso, alguns especialistas em música até mesmo contestam essa escolha.

Mas o fato é que, seja apenas no Brasil ou no mundo inteiro, muito antes de ter um dia para chamar de seu, o Rock já colecionava milhares de fãs pelo mundo todo que sempre vibraram pelo gênero que surgiu na década de 50 através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz.

No cinema

Em 2018, Bohemian Rhapsody, dos diretores Bryan Singer, Dexter Fletcher, foi feito em homenagem à banda Queen - contando principalmente a história icônica de Freddie Mercury, com Rami Malek no papel.

A última cena do longa tem tudo a ver com o Dia do Rock! São mais de 20 minutos da apresentação da banda Queen no Live Aid de 1985 em Londres. Freddie tinha descoberto pouco tempo antes desse show que havia contraído Aids. A performance dos atores ficou tão igual a apresentação do show de Queen em 1985 que virou até assunto na internet. Assista no vídeo abaixo:

E a melhor maneira de comemorar esse dia, claro, é com muita música. Por isso, relembre 10 clássicos do rock:

AC/DC - Back In Black

The Rolling Stones - It's Only Rock 'N' Roll

The Beatles - Hey Jude

Queen - We Will Rock You

Metallica - Enter Sandman

Journey - Don't Stop Believin

Led Zeppelin - Stairway To Heaven

Black Sabbath - "Paranoid"

Iron Maiden - The Number Of The Beast

Pink Floyd - Comfortably Numb

Compartilhe  

últimas notícias