Diário de São Paulo
Siga-nos
Vem aí!

Dia do Cinema Brasileiro: 8 lançamentos mais esperados de 2023

O Diário de S.Paulo trouxe uma lista completa dos próximos filmes que prometem entreter os cinéfilos

Dia do Cinema Brasileiro: 8 lançamentos mais esperados de 2023 - Imagem: reprodução Freepik
Dia do Cinema Brasileiro: 8 lançamentos mais esperados de 2023 - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 19/06/2023, às 11h00


Neste dia 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data é uma homenagem ao dia em que Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento em território nacional. Isso aconteceu em 1898, e as imagens mostravam a entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Assim, a data deste ano celebra os 125 anos do início das produções no Brasil que de lá para cá, entre altos e baixos, evoluiu e vem conquistando não só os brasileiros, mas diversos cinéfilos pelo mundo todo.

Sobre a história do cinema no país, vale citar que sua primeira exibição aconteceu em julho de 1896, um ano antes da construção da primeira sala de cinema aberta ao público, no Rio de Janeiro, que teve o incentivo do próprio Affonso Segreto e também do seu irmão, Paschoal Segreto.

Apesar de ter se mostrado muito promissor na época, foi somente no século XX que São Pauloteve sua primeira sala de cinema, que ficou conhecida como Bijou Theatre.

Entretanto, na época o Brasil sofria com a falta de eletricidade, problema que só foi resolvido em 1907, com a implantação da Usina Ribeirão de Lages, no Rio de Janeiro.

É importante comentar que o crescimento do cinema brasileiro caiu significativamente após a Primeira Guerra Mundial, quando o Brasil foi amplamente dominado por produções americanas, do famoso cinema de Hollywood.

Foi somente nas décadas de 20 e 30 que o movimento do cinema brasileiro voltou a granhar espaço, e produções nacionais começaram a se espalhar pelo País. Inclusive, foi na década de 1930 que foi criado o primeiro grande estúdio cinematográfico do Brasil, a Cinédia.

Tempos depois, já no século XXI, foi que o cinema brasileiro alcançou o cenário mundial, quando vários filmes foram indicados para festivais de cinema de todo o mundo, inclusive para o Oscar. Como exemplos temos os consagrados "Cidade de Deus", "Tropa de Elite", "Carandiru", "Que horas ela volta?", entre outros.

Hoje em dia, os filmes brasileiros vem tendo cada vez mais espaço e fãs que aguardam ansiosamente pelos próximos lançamentos. Para isso, o Diário de S.Paulo trouxe uma lista completa dos próximos 8 lançamentos que prometem entreter os cinéfilos de todo o Brasil, com base no portal Filme B, que é referência no mercado de cinema brasileiro.

Confira abaixo os 8 lançamentos mais esperados de 2023:

1. Seus ossos e seus olhos

João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros conhecidos e desconhecidos. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.

2. Capitu e o capítulo

Capitu e o Capítulo aborda de forma livre a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Com a proposta de ser um ensaio, o longa apresenta a personalidade complexa de Capitu, em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho, e o amor profundo que ele sente pela moça. A paixão visceral vista através de uma nova perspectiva. O enredo também trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme primitivo de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas por suas paranoias.

3. O espaço infinito

Internada em uma clinica psiquiátrica, Nina desencadeia o início de uma jornada em seu próprio inconsciente, uma busca para encontrar um caminho para a realidade compartilhada.

4. Retratos Fantasmas

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

5. Meu nome é Gal

meu-nome-e-gal-filme-2023
Sophie Charlotte é a atriz que interpreta Gal em sua cinebiografia / Imagem: reprodução redes sociais
Retrato sobre a cantora baiana, que mergulha no momento em que a tímida Gracinha se torna Gal Costa, durante os anos violentos, inovadores e estonteantes que ajudaram a dar forma à maior cantora brasileira.

6. Silvio Santos - O sequestro

Apenas 12 horas depois de ter a sua filha sob custódia de um sequestrador, o influente comunicador Sílvio Santos (Rodrigo Faro) enfrenta um obstáculo ainda mais complicado: sua casa é invadida e ele é mantido como refém por sete horas. Percebendo que sua vida está em risco, ele busca refúgio nos distantes pensamentos de toda sua trajetória, que começou quando era apenas um adolescente de 14 anos trabalhando como camelô.

7. Os farofeiros 2

os-farofeiros-2
A tão aguardada sequência havia recebido sinal verde em 2020, mas teve o seu desenvolvimento atrasado por causa da pandemia de COVID / Imagem: reprodução redes sociais

Desta vez, os colegas de trabalho Alexandre, Lima, Rocha e Diguinho, acompanhados novamente das suas famílias, vão encarar uma nova roubada: eles foram presenteados pela empresa com uma viagem para a Bahia. Os problemas e imprevistos colocam essa galera em situações hilárias, mas vão levar por água abaixo a viagem dos sonhos na Bahia.

  • Gênero: comédia
  • Classificação: 14 anos
  • Data de lançamento: 25/12/23

8. Turma da Mônica Jovem - Reflexos do medo

No primeiro dia de aula do ensino médio, os amigos Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado. A turma decide se unir em uma missão para tentar salvá-lo, e enquanto investigam o que está acontecendo, eles não demoram muito para perceber que podem estar lidando com uma ameaça muito maior do que imaginam.

  • Gênero: comédia, família, animação
  • Classificação: 12 anos
  • Data de lançamento: 28/12/23

Confira aqui, a lista completa dos próximos lançamentos do ano.

Compartilhe  

últimas notícias