Diário de São Paulo
Siga-nos
Carnaval

Carnaval de 2024: quando acontecerá a folia?

Descubra qual será a data do Carnaval este ano

Carnaval de 2024: Quando acontecerá a folia? - Imagem: Reprodução/Pexels
Carnaval de 2024: Quando acontecerá a folia? - Imagem: Reprodução/Pexels

Gabrielly Bento Publicado em 08/01/2024, às 15h25


O Carnaval, a festa mais aguardada e celebrada pelos brasileiros, está prestes a tomar as ruas novamente em 2024. Com sua atmosfera única de alegria, cores vibrantes e ritmos contagiantes, a festividade é um marco cultural no calendário nacional. Entretanto, muitos foliões estão se perguntando: quando será o Carnaval de 2024?

Segundo o UOL, o Carnaval de 2024 será celebrado nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, com o feriado oficial sendo na terça-feira, dia 13. A quarta-feira de cinzas será no dia 14 de fevereiro.

Desta forma, o calendário fica assim:

  • 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2024: Período Pré-Carnaval
  • 13 de Fevereiro de 2024: Feriado de Carnaval
  • 14 de Fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas

A data do Carnaval muda todos os anos porque é um feriado móvel. A variação das datas a cada ano está relacionada à sua vinculação com o calendário litúrgico cristão.

A festividade carnavalesca está ligada ao período que antecede a Quaresma, que por sua vez é baseada no ciclo lunar e na Páscoa. O Carnaval ocorre 40 dias antes da Sexta-Feira Santa, que marca o início da Quaresma, período de penitência e reflexão para os cristãos.

Devido à natureza móvel da Páscoa, que é determinada pela primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério norte, as datas do Carnaval também variam anualmente.

Além disso, o Carnaval não é feriado nacional no Brasil. A Lei Federal nº 9.093/1995, que determina os feriados civis, afirma que “sejam feriados somente aqueles declarados em Lei Federal ou Estadual, quando se tratar da data magna do Estado".

Dessa forma, a comemoração só é feriado em alguns estados e municípios brasileiros. Por exemplo, no estado do Rio de Janeiro, a terça-feira de Carnaval é feriado estadual. Já na cidade de São Paulo, o Carnaval é ponto facultativo, o que significa que as empresas podem escolher se concederão ou não folga aos seus funcionários.

Compartilhe  

últimas notícias