Líder indígena de 93 anos segue internado em estado estável, mas sob monitoramento intensivo devido à fragilidade do quadro clínico

Letícia Sales Publicado em 17/05/2026, às 15h01
O cacique Raoni Metuktire, de 93 anos, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, no Mato Grosso, após apresentar agravamento no quadro respiratório. De acordo com boletim médico divulgado pela unidade de saúde, o líder indígena permanece clinicamente estável e recebe acompanhamento intensivo das equipes médicas.
Internado desde a última quinta-feira (14), Raoni enfrenta uma série de problemas de saúde pré-existentes. Segundo o hospital, ele possui Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), insuficiência cardíaca e cardiopatia com marcapasso implantado, condições que aumentam a complexidade do tratamento.
Durante a internação, o cacique apresentou uma piora respiratória associada à DPOC, o que levou os médicos a intensificarem os cuidados. O atendimento envolve acompanhamento multidisciplinar com especialistas em pneumologia, cardiologia, cirurgia geral do aparelho digestivo e fisioterapia respiratória.
Antes da transferência para a UTI, Raoni já havia passado por outras unidades de saúde. Na última terça-feira (12), ele sofreu uma nova indisposição clínica e foi levado inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peixoto de Azevedo. Depois, acabou encaminhado ao Hospital Regional do município. Dois dias mais tarde, a pedido da família, foi transferido para o Hospital Dois Pinheiros, em Sinop.
Segundo a equipe médica, a ida para a UTI ocorreu de forma preventiva, diante da necessidade de monitoramento contínuo por causa da idade avançada e da fragilidade do estado de saúde do líder indígena.
Há pouco mais de uma semana, em 9 de maio, Raoni havia recebido alta médica após ficar internado para tratar uma hérnia crônica e um quadro gastrointestinal. Na ocasião, apresentou melhora clínica e retornou para casa, localizada em uma região próxima a Sinop.
Reconhecido internacionalmente, Raoni Metuktire se tornou uma das maiores vozes na defesa dos povos indígenas e da preservação da Amazônia. Nascido em uma aldeia do povo Mebêngôkre (Kayapó), no nordeste de Mato Grosso, ele ganhou projeção mundial após atuar como interlocutor entre comunidades indígenas e a sociedade não indígena, especialmente depois do contato definitivo de seu povo com os não indígenas, em 1954.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Os 5 ataques cibernéticos mais comuns: Como evitar ser a próxima vítima

Será que a guerra no Oriente Médio segue o mesmo roteiro da invasão da Ucrânia?

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento