Diário de São Paulo
Siga-nos
Teste importante

Enem 2022: tema da redação da prova deste ano é divulgado

Cerca de 3,4 milhões de pessoas realizam as provas neste domingo (13)

Cerca de 3,4 milhões de pessoas realizam o Enem neste domingo (13) - Imagem: reprodução creative commons
Cerca de 3,4 milhões de pessoas realizam o Enem neste domingo (13) - Imagem: reprodução creative commons

Jessica Anjos Publicado em 13/11/2022, às 15h47


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 teve o tema da sua redação divulgado na tarde deste domingo (13): "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Victor Godoy, ministro da Educação, compartilhou a informação através de um post no Twitter.

tema-redação-do-enem
Victor Godoy, ministro da educação, compartilha tema da redação do Enem 2022 / Imagem: reprodução Twitter

A redação faz parte da primeira etapa, o primeiro dia de prova, que está sendo aplicada neste domingo. 

O tema proposto é o mesmo tanto para candidatos que realizam o exame presencialmente quanto àqueles que fazem ele de forma digital. A prova começou a ser aplicada às 13h30 e os participantes terão até às 19h para finalizar o teste.

Na redação o candidato precisa produzir uma dissertação acerca do tema proposto e defender um ponto de vista. 

Em entrevista ao G1, a professora e autora do Colégio e Sistema pH, Roberta Panza afirmou que o tema desta edição é "bem importante para o contexto brasileiro". "Mesmo sem ter acesso aos textos de apoio, o que dá para dizer é que é um tema bem interessante, bem importante para o nosso contexto", apontou. 

De acordo com a profissional, através do tema é possível dialogar também com questões do meio ambiente, "porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais". Outro ponto apontado pela especialistas é que o candidato também poderia avaliar o contexto de um modo "bem universal" refletindo sobre cultura e sociedade

"Estamos falando de minorias sociais históricas, que são grupos que sofrem e sofreram opressão. São grupos importantíssimos para o país. Pensar os desafios desses grupos dentro do nosso país é uma questão superimportante, principalmente para alunos do ensino médio", comentou. 

Neste domingo, além da redação, os participantes do Enem 2022 fazem as provas de linguagens e ciências humanas. 

Compartilhe  

últimas notícias