Diário de São Paulo
Siga-nos
CAPACITAÇÃO

Ministros brasileiros se reúnem com Microsoft para fortalecer programa de capacitação do trabalhador

A Escola do Trabalhador alcançou a marca de 1 milhão de inscritos

Escola do Trabalhador. - Imagem: Divulgação / Geraldo Bubniak/ Agência Estadual de Notícias -PR
Escola do Trabalhador. - Imagem: Divulgação / Geraldo Bubniak/ Agência Estadual de Notícias -PR

Marina Roveda Publicado em 24/08/2023, às 08h11


Os ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Juscelino Filho, das Comunicações, tiveram uma reunião nesta quarta-feira (23) com a vice-presidente corporativa e líder global da Microsoft Philanthropies, Kate Behncken, parceira do governo brasileiro no programa Escola do Trabalhador 4.0. O programa busca capacitar profissionalmente e proporcionar acesso à tecnologia, alcançando recentemente a marca de 1 milhão de cadastros.

Além de celebrar esse marco, o encontro teve como objetivo fortalecer a parceria com a multinacional e explorar novas possibilidades de qualificação para os trabalhadores brasileiros. Atualmente, a plataforma de ensino remoto oferece cursos gratuitos em 25 trilhas de conhecimento diferentes, abrangendo várias áreas. Algumas delas incluem letramento digital, produtividade, análise de dados e inteligência artificial, entre outras. Após a conclusão do curso, os participantes podem realizar um teste e obter uma certificação.

A Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o setor privado. O programa oferece treinamentos em habilidades digitais e outras competências essenciais para ingressar e se manter no mercado de trabalho, com o objetivo de melhorar as oportunidades de emprego para os cidadãos.

A colaboração entre o setor público e a Microsoft é vista como uma maneira de combinar esforços e recursos para preparar a população para as novas oportunidades de emprego. Durante a reunião, os representantes do governo e da Microsoft discutiram maneiras de expandir e aprimorar essas parcerias, bem como utilizar a tecnologia para capacitar as pessoas de acordo com as demandas atuais do mercado de trabalho, que enfatizam as habilidades digitais.

Luiz Marinho ressaltou a importância de diversificar as oportunidades de qualificação social e profissional para reduzir o desemprego no país, enfatizando a necessidade de investir em letramento digital e no domínio de ferramentas e soluções digitais.

Juscelino Filho também enfatizou a importância de ampliar o acesso à internet como complemento para que as capacitações alcancem a população. Ele mencionou programas como o Internet Brasil, que visa levar a internet para até 700 mil jovens, e as Iniciativas de Conectividade de Escolas Públicas.

Kate Behncken reafirmou o compromisso da Microsoftcom o desenvolvimento social, econômico e sustentável do Brasil, destacando a importância de fornecer acesso à tecnologia e oportunidades de capacitação para enfrentar as desigualdades sociais.

O programa Escola do Trabalhador 4.0 tem como objetivo capacitar a força de trabalho, promover a qualificação de jovens e adultos e aumentar a empregabilidade. É direcionado a trabalhadores maiores de 18 anos que buscam emprego, desejam se reinventar e se preparar para as demandas do mercado, especialmente no ambiente digital.

Compartilhe  

últimas notícias