Diário de São Paulo
Siga-nos
Sistema de Seleção Unificada

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisu 2024

Candidatos devem ficar atentos às datas de matrícula e manifestação de interesse na lista de espera

Sistema de Seleção Unificada. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Sistema de Seleção Unificada. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 30/01/2024, às 08h03


O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta terça-feira (30) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao processo seletivo de 2024. Com um total de 264.360 vagas disponíveis, distribuídas em 127 instituições de ensino superior participantes do programa, os candidatos aguardam ansiosos para conferir se conquistaram a vaga tão almejada.

As inscrições para o Sisu aconteceram entre os dias 22 e 25 de janeiro, com as matrículas programadas para o período de 1º a 7 de fevereiro. Para aqueles que não foram selecionados, há uma nova chance: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, os estudantes podem manifestar interesse em participar da lista de espera.

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC, projetado para as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Utilizando a média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério, o sistema realiza a seleção dos estudantes, respeitando o limite de oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência. Além disso, são consideradas as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para atender às determinações da Lei de Cotas.

A divulgação do resultado marca uma etapa crucial para milhares de estudantes que buscam ingressar no ensino superior público no Brasil. O acompanhamento das datas e prazos estabelecidos pelo MEC é fundamental para garantir a efetivação da matrícula ou a participação na lista de espera, abrindo novas oportunidades para aqueles que almejam uma vaga nas instituições participantes do Sisu.

Compartilhe  

últimas notícias