O Ministério da Educação iniciou nesta terça-feira (3) as inscrições para o Fies 2026, oferecendo mais de 112 mil vagas para cursos de graduação em instituições privadas

William Oliveira Publicado em 03/02/2026, às 12h38
O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (3) as inscrições gratuitas para o Fies 2026, programa federal que financia cursos de graduação em instituições privadas. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o governo federal vai ofertar 112.168 vagas. Desse total, 67.301 são destinadas ao primeiro semestre e 44.867 ao segundo semestre do ano.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que tenham alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 4.863.
O processo de seleção segue uma ordem de prioridade. Têm preferência estudantes que não possuem diploma de ensino superior e nunca utilizaram o Fies. Em seguida, aparecem candidatos que já usaram o financiamento e quitaram o débito, depois graduados que nunca participaram do programa e, por último, graduados que já utilizaram o Fies e regularizaram pendências anteriores.
Dentro de cada grupo, a classificação é definida pela pontuação obtida no Enem, em ordem decrescente.
De acordo com o cronograma do MEC, o resultado da pré-seleção, em chamada única, será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos aprovados nessa etapa deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre 20 e 24 de fevereiro. O procedimento é obrigatório para garantir o financiamento do curso escolhido.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa