Os descontos podem chegar a 99% do valor para inscritos no CadÚnico. Para os demais estudantes, os descontos podem alcançar 77%
Marina Roveda Publicado em 02/11/2023, às 10h08
Nesta quarta-feira, 1º, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto de lei que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas. Com essa medida, cerca de 1,2 milhão de estudantes do ensino superior que se encontram em situação de inadimplência terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que essa iniciativa não se limita apenas a alunos inadimplentes. Estudantes que estão atualmente estudando ou já se formaram também poderão se beneficiar, desfrutando de um desconto de 100% em juros e multas. O montante total das dívidas contempladas por essa iniciativa chega a até R$ 54 bilhões.
Durante a cerimônia de assinatura do projeto, o presidente Lula enfatizou a importância da educação, afirmando: "Para nós, o que importa não é a sua dívida; o que importa é que você retome os estudos pagando o mínimo necessário. Volte a estudar, obtenha seu diploma, e ficamos muito agradecidos."
As regras do projeto se aplicam a contratos do FIES assinados até o final de 2017 e com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. Para os estudantes que têm débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até a mesma data, há a possibilidade de receber descontos de até 100% em juros e multas devido ao atraso no pagamento, além de 12% de desconto sobre o valor financiado pendente para pagamentos à vista.
Os alunos terão a flexibilidade de escolher o parcelamento em até 150 parcelas mensais e consecutivas do valor financiado pendente, com um desconto de 100% sobre os encargos. Para aqueles que possuem pagamentos em atraso por mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida, se estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem alcançar 77%.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Jovem é morto a tiros na zona sul de São Paulo; veja vídeo
IMAGENS FORTES - mulher agoniza até a morte após cair nas mãos de quem ela queria distância
Cachê de cantores gospel é revelado; descubra quem ganha mais
Silvio Santos proíbe demissões de dois nomes grandes do SBT
Após o nascimento dos gêmeos, Bárbara Evans atualiza saúde do bebê que está na UTI
Cachorros são encontrados mortos depois de ida ao pet shop em São Paulo
Cruzeiro mundial é cancelado, deixando passageiros sem casa e emprego
Dentista é encontrado morto dentro de apartamento: o que se sabe até agora?