Diário de São Paulo
Siga-nos
Saiba mais!

Bolsa Família: estenda o benefício por mais 2 anos mesmo após aumento da renda

Iniciada em junho, a nova regra do programa tem o intuito de garantir mais estabilidade financeira às famílias

Nova regra de proteção do Bolsa Família. - Imagem: reprodução I Divulgação/Pronatec
Nova regra de proteção do Bolsa Família. - Imagem: reprodução I Divulgação/Pronatec

Juliane Moreti Publicado em 25/06/2023, às 11h20


Uma nova regra de proteção do Bolsa Família garante que a parentela possa continuar no programa por mais dois anos mesmo após conseguir um emprego ou conquistar a renda acima da linha da pobreza.

De acordo com informações do portal UOL, apesar da família ainda poder pertencer ao programa, o valor do benefício diminui em 50%, metade do que anteriormete era pago.

Contudo, o intuito da criação, realizada no mês de junho, é fazer com que a família não seja imediatamente cortada logo do programa após passar a linha de pobreza, ainda ficando com a agarantia do benefício por mais tempo. 

Assim, é possível que a família consiga maior estabilidade financeira, estimulando também o emprego e empreendedorismo, ainda conforme o portal. 

Porém, para entrar na regra, é preciso que cada integrante entre a parentela tenha meio salário mínimo de até R$ 660.

Desde o início, mais de 738,7 mil famílias estão inclusas na regra, com a maior parte na região sudeste, em que o valor médio do benefício ficou em R$ 380,32, além do salário do emprego. 

Caso os parentes percam a renda depois dos dois anos, ou tenham pedido para sair do programa, voltam a receber igual inicialmente o valor total, basta o responsável entrar em contato com o Centro de Referência em Assitência Social (CRAS). 

Compartilhe  

últimas notícias