Diário de São Paulo
Siga-nos
INFLAÇÃO

Passagens aéreas exercem maior impacto no índice inflacionário de outubro

Combustíveis registram retração, com exceção do óleo diesel

Passagens aéreas exercem maior impacto no índice inflacionário de outubro - Imagem: Pixabay
Passagens aéreas exercem maior impacto no índice inflacionário de outubro - Imagem: Pixabay

Marina Roveda Publicado em 26/10/2023, às 14h07


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) referente ao mês de outubro foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelando uma variação de 0,21%. Esse número é 0,14 ponto percentual menor do que o registrado em setembro, quando o índice atingiu 0,35%.

Dentre os fatores que mais impactaram a variação do IPCA-15 de outubro, destaca-se o aumento nos preços das passagens aéreas, que subiram 23,75% em média e tiveram o maior impacto individual, contribuindo com 0,16 ponto percentual. No acumulado do ano, o IPCA-15 alcançou uma alta de 3,96%, enquanto o índice acumulado nos últimos 12 meses é de 5,05%, acima dos 5,00% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Em relação aos grupos de despesas, sete deles apresentaram aumento em outubro, com Transportes sendo o mais significativo, registrando uma variação de 0,78%. Nesse grupo, além das passagens aéreas, os preços do transporte por aplicativo (5,64%) e emplacamento e licença (1,64%) também registraram altas.

Por outro lado, o grupo Alimentação e Bebidas apresentou uma queda de 0,31%, o que é a quinta queda consecutiva nesse grupo. A queda no subgrupo Alimentação no Domicílio, com recuo de 0,52%, foi a mais relevante nesse resultado, com quedas notáveis nos preços do leite longa vida, feijão-carioca, ovo de galinha e carnes, enquanto arroz e frutas registraram aumento de preços.

O item Combustíveis teve uma queda de 0,44%, principalmente devido à redução nos preços da gasolina, etanol e gás veicular. No entanto, o óleo diesel registrou aumento de 1,55%.

O IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial no Brasil, calculada com base nos preços coletados durante o período de 15 de setembro a 13 de outubro em comparação com os preços no mês anterior.

O indicador abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia, e se refere a famílias com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos.

Compartilhe  

últimas notícias