Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão...

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão... - Imagem: Reprodução | Chad Fish
Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão... - Imagem: Reprodução | Chad Fish
Dennis Munhoz

por Dennis Munhoz

Publicado em 15/02/2023, às 09h52


Ainda bem distante das festas juninas, e apesar de não termos aqui este tipo de comemoração, os  “balões”  ocupam boa parte do noticiário aqui nos Estados Unidos. Várias teorias, inclusive a da conspiração, têm tomado conta da mídia, que parece ter encontrado substituto para a já “desgastada” invasão russa à Ucraniaque está prestes a completar um ano.

Apesar de não ser tão raro aqui nos Estados Unidos, o aparecimento de objetos voadores não identificados, sendo mais de 500 casos relatados só em 2022, segundo relatório do DNI (Diretor de Inteligência Nacional), os “balões” deste ano ocupam lugar de destaque. Será invasão alienígena? A China está nos observando? A Rússia testando novo armamento? Parafraseando o famoso seriado do final dos anos 90, Arquivo X, “A verdade está lá fora”. Quem é mais velho certamente recorda dos agentes Mulder e Scully que ficaram mundialmente conhecidos.

Voltando à realidade terrena, vejamos a cronologia dos fatos.

No dia 02 de fevereiro, próximo à base aérea em Montana, local de armazenamento de mísseis nucleares, o Pentágono detectou um balão de vigilância chinês, fato que desencadeou versões e fatos ainda não totalmente esclarecidos, inclusive cancelando a visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken à China.

A China rapidamente procurou esclarecer o evento alegando tratar-se de equipamento civil que foi desviado por correntes de vento, utilizado para fins meteorológicos. Ninguém engoliu.

Dois dias depois os caças F22 derrubam o balão quando sobrevoava o mar na costa da Carolina do Sul por questão de segurança. O Governo Chinês criticou duramente a operação americana e pediu mais profissionalismo. Para pensar: “ Balão americano sobrevoando instalações militares chinesas não seria derrubado???” Até aí tudo mais ou menos esclarecido e autoria identificada. Informações iniciais apontam que os equipamentos encontrados no balão teriam características muito mais tecnológicas que as utilizadas em meteorologia.  Daí em diante que as alternativas vão ganhando espaço no imaginário sem limites. O silêncio da China é solo fértil para elucubração.

 No mesmo dia, ou seja, 04 de fevereiro, segundo informações do Pentágono, sem relatar a localização exata,  outro objeto foi identificado sobrevoando a América Latina.

Mais dois dias e novo objeto aéreo não tripulado foi derrubado no Alaska. Segundo o Pentágono referido objeto sobrevoava base militar conjunta.

No dia seguinte, sábado, 11 de fevereiro, segundo acordo entre Estados Unidos e Canadá, foi derrubado OVNI (Objeto Voador Não Identificado) nas proximidades de Yukon, Canadá.

E a China? Ainda em silêncio?

Domingo, 12 de fevereiro, autoridades chinesas apontam objeto não identificado no leste do país, na província de Shandong, solicitando que pescadores abandonassem a área devido à iminente derrubada por parte da China.

Em suma: Quatro objetos ( um balão e três objetos não identificados)  foram derrubados neste mês, mais precisamente um no dia 04, na Carolina do Sul, outro no dia 10 no Alaska, outro no dia 11 em Yukon no Canadá e mais um no dia 12 no Michigan. Qual a diferença entre estes objetos? O primeiro (Balão) era capaz de carregar três ônibus escolares, voando a 18 mil metros de altura e assumido pela China. Os outros três são muito menores, sem sistema de propulsão e voando entre 6 e 12 mil metros de altura e de forma imprevisível. O balão tinha trajetória previsível. Não podemos esquecer do objeto que a China relatou.

Não existe até agora detalhes oficiais sobre estes três objetosnem tampouco sobre o alegado objeto que teria sobrevoado a China.   

Os Estados Unidos acreditam que os objetos abatidos são utilizados pela espionagem chinesa, teoria esta que parece a mais lógica até agora, apesar de não ter ainda revelado detalhes sobre o material tecnológico encontrado nestes balões. Os partidos democrata e republicano têm exigido maiores informações e detalhes das autoridades e o Comitê de Inteligência da Câmara, através do deputado Jim Himes, afirmou ter preocupações sobre aquilo que o governo não declara.

Não há qualquer evidência que os objetos tenham origem alienígena, segundo Karine Jean-Pierre, secretária de comunicação go governo dos Estados Unidos, todavia o comandante da Força Aérea dos Estados Unidos, afirmou não ter como explicar totalmente os três objetos, especialmente como permanecem no ar e sua origem. Fica clara a falta de transparência por parte das autoridades norte-amercianas e, nenhuma hipótese pode ser totalmente descartada.   

Vale lembrar que durante muitos anos, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, durante o auge da guerra fria entre Estados Unidos e a extinta União Soviética, inúmeros relatos sobre OVNIs ocorreram sem qualquer explicação. Posteriormente restou explicado que eram equipamentos militares de última geração, mantidos em sigilo por questão de segurança nacional. Algo similar pode explicar o assunto, todavia a diferença é que agora a descoberta deu-se por órgãos oficiais e não por civis sem muita credibilidade.

Compartilhe  

últimas notícias