Diário de São Paulo
Siga-nos
Você sabia?

Quando devemos desmontar a árvore de Natal? Saiba a data certa da tradição

Confira a história por trás do feriado

Quando devemos desmontar a árvore de Natal? Saiba a data certa da tradição - Imagem: Flickr
Quando devemos desmontar a árvore de Natal? Saiba a data certa da tradição - Imagem: Flickr

Nathalia Jesus Publicado em 05/01/2023, às 10h36


A verdadeira história sobre o Natal ainda não é um consenso entre os historiadores. Contudo, acredita-se que a data tenha surgido ainda na idade antiga, como uma espécie de "resposta" da Igreja à Saturnália, uma festa romana pagã em comemoração à chegada do inverno.

Aparentemente, a estratégia deu certo. Atualmente, o Natal é um feriado atribuído ao cristianismo e que comemora o nascimento do menino Jesus, que, na tradição cristã, é o filho de Deus enviado para a Terra para salvar a humanidade do pecado.

A data sofreu diversas alterações nas tradições ao longo dos anos, como a invenção da figura do Papai Noel. Mesmo assim, muitos dos costumes que permeiam o Natal ainda seguem o calendário do Advento, período determinado pela Igreja Católica, que englobam as quatro semanas que antecedem o dia 25.

De acordo com a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, enquanto o presépio no terceiro.

Outras culturas espalhadas pelo mundo determinam variadas datas para a montagem de toda a decoração natalina. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela tem início no Dia de Ações de Graças. Em Portugal e na Itália, a data certa para o início dos trabalhos é dia 8 de janeiro, Dia da Imaculada Conceição.

O adeus ao Natal

Com o fim das celebrações de fim de ano, é o momento de se despedir da decoração natalina e dar espaço para os novos ares do próximo ano.

Em entrevista para a revista Casa e Jardim, a arquiteta Júlia Guadix afirmou que, na tradição cristã, a data escolhida para determinar a desmontagem da árvore de Natal foi o dia em que os Três Reis Magos chegaram até Jesus, no dia 6 de janeiro, doze noites depois do feriado.

Na história, os Reis foram guiados por uma estrela até o local onde Jesus nasceu e lá adoraram o menino e levaram presentes.

No entanto, algumas pessoas esperam somente até o próximo domingo da data para guardar os enfeites, que é quando tradicionalmente marca o batismo de Jesus e se encerra o Tempo de Natal.

Compartilhe  

últimas notícias