Diário de São Paulo
Siga-nos

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo se apresenta gratuitamente nesta sexta

Imagem Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo se apresenta gratuitamente nesta sexta

Redação Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h33


A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) se apresenta gratuitamente nesta sexta-feira (8) às 20h no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, Butantã, Zona Oeste da capital paulista.

O concerto será regido por Alex Klein, que também será solista. Ele é vencedor do Grammy Awards por sua gravação do Concerto para Oboé, de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago e, atualmente, é solista de oboé da Filarmônica de Calgary, no Canadá.

A apresentação faz parte de um ciclo de concertos já desenhado pela gestão anterior à direção do maestro e regente Gil Jardim, que também é diretor da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (Ocam), da universidade.

“Mantivemos toda a programação pensada para este segundo semestre visando a continuidade do trabalho com os artistas convidados. Estou trabalhando em um repertório que apresente sinergia “, comentou em nota o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp.

A primeira música a ser tocada será Abertura em Ré, de José Maurício Nunes Garcia, considerado o principal compositor brasileiro do fim do século XVIII e início do XIX.

Na sequência, com participação de Alex Klein como solista de oboé, a orquestra interpretará Concertino para oboé e orquestra de câmara (1969), de José Siqueira, importante compositor e maestro brasileiro reconhecido internacionalmente.

Para encerrar a noite, será apresentada a Sinfonia nº 1, em Si bemol maior, op. 38 (1841), a mais conhecida de Robert Schumann, inspirada na poesia de Adolf Böttger, poeta e amigo do compositor. Com este espetáculo, a Osusp inicia um ciclo de quatro concertos com as Sinfonias de Schumann, idealizado por Gil Jardim, marcados para os dias 6 e 20 de agosto e 24 de setembro, sempre no Anfiteatro Camargo Guarnieri, sede da Osusp.

“Será uma noite de celebração da música clássica tradicional e moderna, mas que também é essencialmente brasileira“, finaliza Gil Jardim.

Programa:

Alex Klein, oboé e regência
José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Abertura em ré
José Siqueira (1907-1985)
Concertino para oboé e orquestra de câmara (1969)
Solista: Alex Klein, oboé
Robert Schumann (1810-1856)
Sinfonia nº 1, em Si bemol maior, op. 38 (1841)

Serviço

Onde: Anfiteatro Camargo Guarnieri
Quando: sexta-feira (8) às 20 h
Endereço: Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, SP.
Lotação: 435 lugares.
Entrada gratuita

Sobre a Osusp

Fundada em 1975, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) já realizou turnês nacionais e internacionais, lançou oito álbuns, organizou concursos de composição, participou de montagens de óperas e se apresentou com alguns dos mais celebrados regentes e solistas do Brasil e do mundo.

A Orquestra é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e de câmara, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido na Universidade de São Paulo (USP)e a sociedade.

Compartilhe  

últimas notícias