Diário de São Paulo
Siga-nos

Mural de Kobra em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer precisa ser restaurado

A obra do muralista e artista plástico Eduardo Kobra que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, precisa ser

Mural de Kobra em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer precisa ser restaurado
Mural de Kobra em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer precisa ser restaurado

Redação Publicado em 03/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h10


A obra do muralista e artista plástico Eduardo Kobra que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, precisa ser restaurada.

O mural foi instalado na fachada de prédio na Praça Oswaldo Cruz e entregue em 25 janeiro de 2013 como um presente para a cidade de São Paulo, que completava 459 anos na ocasião. O arquiteto tinha morrido aos 104 anos um mês antes da obra ser finalizada.

O painel com o rosto de Niemeyer ocupa 18 andares da lateral do edifício Ragi Buainain, um prédio comercial com 74 salas.

“É um dos primeiros prédios a serem pintados com murais nesse formato na cidade de São Paulo, porque hoje a gente vê uma explosão de prédios, de arte espalhada por toda a cidade, mas esse prédio é um dos percursores, um dos locais onde esse movimento foi iniciado”, afirmou Kobra.

Nove anos após a instalação do painel, a tinta já está desgastada e a fachada do prédio cheio de marcas.

Construído na década de 1950, o prédio está em manutenção. A primeira etapa da reforma, que começou no ano passado, avalia a segurança das paredes externas do prédio e por isso as marcas na fachada, inclusive no mural.

“Cada x daqueles é uma trinca. E as partes que tem um quadrado ou um retângulo, são as partes que estão em processo de deslocamento, então precisa sofrer uma manutenção senão vai cair. É um processo natural de desgaste do revestimento”, afirmou o síndico Oswaldo Sansone Rodrigues Filho.

Kobra quer reformar a obra e devolvê-la para a cidade, mas pede ajuda para arcar com os custos, já que a primeiro mural foi uma doação.

.
.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias