Diário de São Paulo
Siga-nos
Comemoração

Dia do Escritor: confira 10 best-sellers que foram muito além das páginas dos livros

Data foi criada em 1960 por João Peregrino Júnior e Jorge Amado

Incentivar o hábito da leitura, e até da escrita, é muito bom para o desenvolvimento cognitivo e racional - imagem: Freeepik
Incentivar o hábito da leitura, e até da escrita, é muito bom para o desenvolvimento cognitivo e racional - imagem: Freeepik

Fernanda Viana Publicado em 22/07/2022, às 07h48


Para diversas pessoas, ler é muito mais do que palavras impressas em um conjunto de folhas. É sonhar acordado em um oásis de papéis que te transportam para diferentes mundos e te fazem viver diversas vidas dentro de uma só.

Graças à pessoas que se dedicam em dividir sua maneira de enxergar a vida com o mundo, podemos comemorar nesta segunda-feira, 25 de julho, o Dia Nacional do Escritor. A data surgiu em 1960 com o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizada pela União Brasileira dos Escritores sob presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Muitas memórias são guardadas nas páginas de um livro. As quietas tardes sentada em uma poltrona com o vento acariciando o papel levemente ou as horas dentro do metrô lotado onde só um livro é capaz de silenciar toda a agitação do dia a dia.

Seja pelo escapismo da realidade, ou pela simples vontade de se deliciar com uma história, livros são sempre bem-vindos para colorirem a alma. Sendo assim, para comemorar o dia dos contadores de histórias, aqui vai uma lista com alguns dos melhores best-sellers dos últimos anos - de acordo com a Nielsen Bookscan e o jornal The Guardian - e um pouco da história de seus escritores!

Nos conte depois, quais desses você já leu e quais pretende ler?

1. Código da Vinci

Livro

imagem: reprodução Instagram @mon_petit_livre_

Lançado em 2003 por Dan Brown, é um livro policial que segue um simbologista e uma criptologista pelo caso de um assassinato no Museu do Louvre, em Paris enquanto explora a lenda do Santo Graal e uma história religiosa alternativa que envolve a descendência de Jesus Cristo.

O livro já vendeu mais de 80 milhões de cópias mundialmente com tradução para 44 idiomas e ganhou em 2006 uma adaptação para o cinema estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou, que também foi um sucesso de bilheteria. Veja o trailer:

O sucesso do livro impulsionou a venda de seus outros projetos - A Fortaleza Digital, Anjos e Demônios e Ponto de Impacto - e fez com que as 4 obras estivessem na lista do New York Times na mesma semana em 2004.

2. Harry Potter

Livro
imagem: reprodução Instagram @hallowsandhowlers

Levante a mão aquele que chora até hoje por nunca ter recebido sua carta de Hogwarts! Não poderia faltar nesta lista a história do "menino que sobreviveu".

Harry Potter narra as aventuras de um menino que descobre que é um bruxo e passa a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Os sete livros escritos por J.K. Rowling são considerados best-sellers mundiais que encantaram gerações pela magia da história, sendo que o último livro vendeu cerca de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos nas primeiras 24 horas após seu lançamento.

A saga ganhou adaptações para o cinema que imortalizaram o trio de ouro - Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint - nos corações dos fãs, tornando- se a série cinematográfica mais assistida da história. Relembre o primeiro trailer de "Harry Potter e a Pedra Filosofal":

A ideia do livro surgiu em uma viagem de trem, em que Rowling simplesmente não conseguiu parar de imaginar detalhes vívidos sobre a vida do pequeno Harry e assim tornou a saga o sucesso atemporal que é hoje.

O Universo Harry Potter abrange hoje outras histórias relacionadas ao jovem bruxo, produzindo atualmente a série Animais Fantásticos para o cinema.

A autora sofre severas críticas desde 2019 por comentários transfóbicos, o que levou ao afastamento de fãs e organizações da marca com a autora.

3. 50 Tons de Cinza

Livro
imagem: reprodução Instagram @fiftyshadesmovie

Em uma mudança brusca de gêneros, temos 50 Tons de Cinza, livro que fez sucesso em 2015 após sua adaptação cinematográfica. A obra já vendeu mais de 40 milhões de cópias em 37 países e ocupa o pódio de livros mais vendidos junto com Código da Vinci e Harry Potter. Relembre o trailer:

Publicado em 2011 por Erika Leonard James, retrata Anastasia Steele, que após entrevistar o magnata Christian Grey, embarca em um relacionamento com o empresário pelo mundo do sadomasoquismo.

A obra é duramente criticada pela comunidade BDSM por retratar o assunto com impressão, tornando o relacionamento dos personagens abusivo.

Inicialmente, o livro era uma fanfiction de Crepúsculo, escrito em uma época em que a autora estava passando por uma crise de meia idade. Com o sucesso da história, James mudou os nomes de Edward e Bella e passou a publicar o conteúdo em seu site próprio, se tornando o maior sucesso editorial dos últimos tempos.

4. Crepúsculo

Livro
imagem: reprodução Instagram @kayleespages

A famosa série sobre vampiros de Sthepenie Meyer também entra para a lista dos maiores best sellers dos últimos anos tendo vendido 160 milhões de cópias ao redor do mundo com tradução em mais de 37 idiomas desde sua publicação em 2005.

A obra conta a história de Bella Swan, que se apaixona por Edward, um vampiro, ao se mudar para a pequena cidade de Forks e se vê entrelaçada em uma trama de criaturas que acreditava só existirem em histórias de terror.

O livro ganhou a famosa adaptação cinematográfica em 2008 com Kristen Stewart e Robert Pattison nos papéis principais. A série marcou toda uma geração, que se viu fascinada pelo gênero de fantasia, vampiros e triângulos amorosos. Relembre o primeiro trailer:

Meyer teve a ideia para o livro a partir de um sonho - que mais tarde virou o capítulo treze do primeiro livro - em que um vampiro estava apaixonado por uma garota humana, mas sedento por seu sangue ao mesmo tempo. Stephenie, que nunca tinha sonhado com algo parecido antes, começou a escrever o livro imediatamente

A escritora se inspirou em clássicos da literatura como Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Romeu e Julieta, de Shakespeare, para compor cada um de seus livros, e atualmente está trabalhando em um novo livro de fantasia anunciado em 2011, mas sem título.

Você é Team Jacob ou Team Edward?

5. Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Livro
imagem: reprodução Instagram @bookish.jess634

Livro sueco escrito em 2005 por Stieg Larsson, é o primeiro da trilogia Millenium, considerado um dos maiores êxitos do gênero mistério dos últimos anos.

A história gira em torno do desaparecimento de uma herdeira de um império industrial, Harriet Vanger, e a  investigadora, Lisbeth - heroína dos livros - junto com um jornalista falido que tentam solucionar o mistério enquanto andam pela corda bamba da elite sueca.

Em 2015, 80 milhões de cópias já tinham sido vendidas em mais de 50 países e os livros tiveram diversas adaptações para as telas, com destaque para o filme Hollywoodiano de 2011, estrelando Rooney Mara e Daniel Craig. Relembre o trailer:

Larsson era muito ativo no gênero da ficção científica nos anos 70, publicanod diversas fanzines na época. Se tornou um jornalista muito influente e ativista político de esquerda. Seu primeiro livro, A Extrema Direita, foi fundamental na documentação e exposição da extrema direita da Suécia.

Stieg faleceu subitamente em 2004 e nunca chegou a ver seus livros serem publicados.

6. Um Olhar do Paraíso

Livro
imagem: reprodução Instagram @bookwormforeverandever

Um ótimo livro para se emocinar e pensar sobre a efemeridade da vida, Um Olhar do Paraíso é um romance de 2002 da escritora Alice Sebold e conta a história de uma adolescente que, após ser estuprada e assassinada, fica presa em uma espécie de limbo entre o paraíso e inferno, passa a assistir sua família e amigos seguirem com suas vidas enquanto tenta lidar com a própria morte.

O livro virou um best-seller instantaneamente, considerado o livro de ficção mais vendido nos Estados Unidos em 2002, com quase dois milhões de cópias. Ganhou uma adaptação em 2009, estrelando Saoirse Ronan, Mark Wahlberg e Stanley Tucci, que foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua atuação no filme. Relembre o trailer:

7. O Estranho Caso do Cachorro Morto

Livro
imagem: reprodução Instagram @paperbackportals_

Publicado em 2003 por Mark Haddon, narra a história de Christopher, de 15 anos, que certo dia se depara com o cachorro da vizinha morto no jardim. Fã das histórias de Sherlock Holmes, o garoto, que sempre foi muito fechado, decide desvender o mistério por trás da morte do animal e acaba por descobrir um universo inteiramente novo.

O livro, que trata sobre a Síndrome de Asperger, ganhou 15 prêmios literários ao redor do mundo e foi traduzido para 32 idiomas. Ganhou adaptações teatrais, incluindo uma brasileira, sob direção de Moacyr Gomes, e um musical na Brodway, vencedor do Tony Award de Melhor Peça em 2015. Relembre uma das apresentações da Broadway:

8. As Aventuras de Pi

Livro
imagem: reprodução Instagram @lanaenbok

Lançado em 2001 por Yann Martel, o livro é um romance de fantasia e aventura que segue um jovem perdido no oceano, após naufragio do navio em que estava com a família, dividindo um bote com um tigre, uma hiena, um oragutando e uma zebra.

Em 2012, o livro foi adaptado para o cinema sob direção de Ang Lee, um sucesso com onze indicações ao Oscar, com destaque para Melhor Filme, levando a estatueta em quatro categorias, incluindo Melhor Diretor. Relembre o trailer:

O escritor canadense foi acusado de plágio pelo escritor gaúcho Moacyr Scliar pela grande semelhança com um conto de seu livro Max e os Felinos. Posteriormente, Martel admitiu ter se inspirado na obra do brasileiro e incluiu uma nota de agradecimento no prefácio de seu livro.

9. Atonement

Livro
imagem: reprodução Instagram @kristensreadinglist

Considerado o melhor romance do escritor Ian McEwan, o livro de 2001 narra a história de uma garota a partir de um erro inocente da infância com consequências catastróficas e a sombra desse engano ao longo de sua vida. Vendeu mais de 4 milhões de cópias até 2009 e recebeu o Prêmio Booker em 2001.

A obra se passa em três períodos diferentes - Inglaterra de 1935, a Segunda Guerra Mundial e a Inglaterra de 1999. Baesou o filme de mesmo nome de 2007 do diretor Joe Wright, ganhador do BAFTA e o Oscar de Melhor Trilha Sonora daquele ano. Relembre o trailer:

O escritor possui o apelido de "Ian Macabro" pela natureza mais sombria de suas obras tendo começado a escrever em 1975 com o livro "Primeiro amor, últimos ritos".

10. Um Dia

Livro
imagem: reprodução Instagram @whatsonmyshelfthisweek

Quem não ama um romance para adoçar a vida - e as vezes nos fazer chorar também? "Um dia" do escritor britânico David Nicholis não recebeu o prêmio de livro de ficção mais popular do ano de 2010 pelo Galaxy National Books Awards à toa.

Centrado na relação de Dexter e Emma, que se conheceram no dia da formatura e vivem vidas completamente diferentes, o livro narra 20 anos do relacionamento, divididos em um ano por capítulo sempre no mesmo dia: 15 de julho.

Por mais que tentem, não conseguem negar a conexão que existe entre os dois e formam uma profunda amizade - sempre com um gostinho de quero mais. 

A obra, que já vendeu mais de 8 milhões de cópias pelo mundo, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2011, estrelada por Anne Hathaway e Jim Sturgess, com opiniões mistas dos críticos. Relembre o trailer:

Compartilhe  

últimas notícias