Diário de São Paulo
Siga-nos
Entretenimento

Bienal do Livro completa 40 anos e terá programação variada e gratuita

Vigésima primeira edição começou na última sexta-feira (1)

Confira: 40 anos da Bienal do Livro com programação variada e gratuita - Imagem: reprodução Freepik
Confira: 40 anos da Bienal do Livro com programação variada e gratuita - Imagem: reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 01/09/2023, às 17h10


Para celebrar os 40 anos do principal encontro literário do país, a Prefeitura do Rio vai participar ativamente da Bienal Internacional do Livro, vários órgãos municipais estarão reunidos no estande da Secretaria de Educação (SME), que terá uma programação diversificada e gratuita. 

Organizada pelo Sindicato Nacional de Livros (Snel) e pela GL Events Brasilienal, a bienal se inicia nesta sexta -feira (1) e ficará aberta até o dia 10 deste mês, no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

A organização espera 600 mil pessoas, e irá reunir 350 autores nacionais e estrangeiros em 200 horas de atrações. Nesta edição, não haverá um autor específico homenageado, mas várias seções que irão celebrar as obras de diversos escritores. Também serão lançados mais de mil novos títulos, com expectativa de 2,5 milhões de exemplares vendidos ao longo do evento.

No espaço da SME serão debatidos temas como inovação e tecnologia, cultura e arte. Os Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET) estarão representados na Bienal por seus alunos, que prepararam jogos baseados em personagens e ambientes de obras literárias, mostrando que é possível aliar tecnologia às páginas dos livros e todas as escolas ganharão vouchers para a compra de livros e materiais pedagógicos para suas bibliotecas.

De acordo com a Prefeitura do Rio, estimula-se que os visitantes utilizem o transporte público para chegar à Bienal. Para isso, a Mobi-Rio preparou um serviço especial de BRT para atender aos passageiros.

Nos fins de semana do evento e no feriado de 7 de setembro, quando é esperado um público maior, o BRT terá um serviço especial (SE010), das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, mais próxima à entrada da Bienal.

Nos dias úteis, haverá reforço de ônibus, que sairão a cada 10 minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Recreio x Vila Militar) e 41 (Madureira x Recreio – Expresso), que também fará parada na estação Olof Palme.

O embarque para a Bienal do Livro, partindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá sinalização especial para o público que vai de BRT. Usuários do metrô que estiverem seguindo para o Riocentro poderão fazer a integração com o sistema BRT no terminal do Jardim Oceânico.

Os ingressos para a Bienal do Livro custam R$ 39. Crianças de até 1 metro não pagam e menores de 16 anos só entram com os responsáveis.

Os ingressos serão vendidos nas bilheterias do Riocentro e pelo site: evenitm.com.br. Cada ingresso digital será único, e estará sempre vinculado ao login do comprador do ingresso. Os ingressos serão vendidos por dia, com acesso ao evento apenas na data escolhida na compra.

Compartilhe  

últimas notícias