Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

De Olho na Cidade: Espaço informativo sobre política, arte, cultura e tudo aquilo que mexe com o dia a dia de quem vive em São Paulo

Cidade de São Paulo. - Imagem: Divulgação /SECOM
Cidade de São Paulo. - Imagem: Divulgação /SECOM
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 08/09/2023, às 05h33


Quem será o vice?

Colado no Bolsonarismo e alinhado ao governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes assiste, por enquanto de camarote, movimentos de aliados para tentar emplacar o candidato à vice na chapa pela qual disputará a reeleição no ano que vem. O midiático delegado Osvaldo Nico Gonçalves, secretário executivo de Segurança Pública, foi o nome mais comentado durante a semana para assumir a função, com direito até a endosso por parte do governador.

Nico não é filiado a nenhum partido e a preferência do ex-presidente Bolsonaro é que o vice de Nunes seja do PL. Mas PP e Republicanos também têm força nessa disputa, ainda morna.

Correndo por fora

Ainda é cedo para cravar quem será o vice de Nunes e eu não me atrevo a fazê-lo. Porém, o nome de Arthur Lima, secretário da Casa Civil de Tarcísio e recentemente filiado ao PP, aparece até com mais força do que o de Nico nos bastidores do Palácio dos Bandeirantes. A ver.

Sucessão

Se o acordo feito entre União Brasil e o saudoso prefeito Bruno Covas ainda estiver valendo, e tudo indica que está, o vereador João Jorge desponta como o nome mais forte para suceder Milton Leite na presidência da Câmara Municipal.

Cracolândia

Tramita em ritmo acelerado na Câmara projeto de lei do prefeito Ricardo Nunes para isentar da cobrança do IPTU, por dois anos, imóveis comerciais e residenciais na região da Cracolândia. A medida é um complemento à lei que incentiva, de várias maneiras, investimentos no centro, com benefícios que vão de redução até a isenção de impostos ou taxas como ISS, IPTU e ITBI para reformas e revitalizações que tragam novos negócios e moradores para o centro. É consenso que os prejuízos aos comerciantes e moradores da região estão se tornando praticamente irreversíveis e ações que promovam manutenção de atividades comerciais e aliviem um pouco a situação de quem vive ou trabalha na região são urgentes e sempre bem vindas.

Frigideira

A informação oficial é que Camilo Cristófaro está viajando, porém ele permanece em São Paulo. Tem se reunido diariamente com advogados que tentam saídas jurídicas para livrá-lo da cassação por fala racista em sessão virtual da Câmara, no ano passado. “Coisa de preto”, ele disse. A sessão que vai decidir o futuro do vereador está marcada para o próximo dia 19. São necessários 37 votos para cassá-lo e, se depender do empenho do presidente da casa, Milton Leite, Camilo perde o mandato.

Mensagem apagada

Cristófaro não atendeu o telefone, mas mandou áudio de pouco mais de um minuto para esse repórter, pelo Whatsapp. Só foi possível ouvir cerca de 15 segundos, tempo suficiente para que ele afirmasse ser inocente e que foi absolvido pela justiça antes de dizer que o presidente da Câmara Municipal Milton Leite e a Rede Globo são oportunistas. Ele apagou a mensagem antes que eu pudesse ouvi-la na integra.

Compartilhe  

últimas notícias