Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Programa de Voluntariado do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está de portas abertas para novos candidatos

Hospital Alemão Oswaldo Cruz reconhece a importância e o valor de ser solidário

Hospital Alemão Oswaldo Cruz reconhece a importância e o valor de ser solidário - Imagem: Divulgação
Hospital Alemão Oswaldo Cruz reconhece a importância e o valor de ser solidário - Imagem: Divulgação
Analice Nicolau

por Analice Nicolau

Publicado em 01/12/2023, às 15h00


Neste dia 5 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz reconhece a importância e o valor de ser solidário. E convidamos quem tenha interesse em fazer a diferença para participar do nosso Programa de Voluntariado, que está com inscrições abertas para novos integrantes.

O objetivo é oferecer aos pacientes, familiares e visitantes do Hospital, um atendimento humanizado, acolhedor e afetuoso, por meio de atividades lúdicas e recreativas. Os voluntários do Hospital atuam em diversas áreas, como hemodiálise, oncologia, recepções, internação, entre outras, levando alegria e conforto aos que mais precisam.

Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 862 milhões de pessoas, acima dos 15 anos, se voluntariam em todo o mundo por mês. No Brasil, o número de voluntários ativos é de 57 milhões, o que representa 34% da população adulta, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha.

O objetivo é oferecer aos pacientes, familiares e visitantes do Hospital, um atendimento humanizado, acolhedor e afetuoso, por meio de atividades lúdicas e recreativas
Imagem: Divulgação

Hoje, o Programa recebe o apoio de mais de 80 pessoas, que doam parte de seu tempo para fazer a diferença na vida do próximo. Um exemplo é a jornalista Julia Barroso, de 42 anos, que superou a escoliose após ser operada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e, desde abril, dedica seu tempo como voluntária.

Ela conta que se sente muito feliz em poder ajudar os pacientes, e que aprende muito com eles. “Ser voluntária no Hospital é uma forma de retribuir o cuidado que recebi quando operei na Instituição. É muito gratificante poder oferecer apoio e conforto aos pacientes da ortopedia, que enfrentam desafios semelhantes aos que eu vivi. A cada visita, eu aprendo mais sobre a vida, a resiliência e a esperança. É uma troca de amor e inspiração”, afirma Julia.

Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de pelo menos seis horas semanais. A inscrição deve ser feita pelo site do Hospital (Link), e depois disso uma entrevista individual será agendada com os responsáveis pelo programa.

Após a seleção, os novos voluntários passarão por um treinamento de oito horas, divididos em dois dias, que é presencial e obrigatório. Durante a capacitação os candidatos terão acesso à introdução ao voluntariado, regime jurídico do voluntariado, normas e rotinas, protocolos e história da Instituição. Ao longo desse período também será possível conhecer o escopo do trabalho a ser desenvolvido e, ainda, ouvir relatos de experiência de voluntários de outros programas.

Compartilhe  

últimas notícias