Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Comemoração aos 75 anos da Indepenência de Israel e os 90 anos da Associação Paulista de Imprensa

Comemoração aos 75 anos da Indepenência de Israel e os 90 anos da Associação Paulista de Imprensa - Imagem: Acervo Pessoal
Comemoração aos 75 anos da Indepenência de Israel e os 90 anos da Associação Paulista de Imprensa - Imagem: Acervo Pessoal
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 10/05/2023, às 09h05


Apóstolo Agenor Duque participa de solenidade em São Paulo, em comemoração aos aniversários da Associação Paulista de Imprensa e da Independência de Israel.

A Associação Paulista de Imprensacomemorou 90 anos no último dia 1º. São nove décadas de muita história e luta. A solenidade aconteceu hoje (08), na Câmara Municipal de São Paulo. O evento aconteceu junto com as comemorações que marcam 75 anos de independência do Estado de Israel, quando em 14 de maio de 1948 foi assinada a declaração que estabeleceu Israel Estado e como potência econômica e militar.

A junção das duas comemorações é emblemática e tem por objetivo passar a mensagem de que é necessário de manter a paz, a conciliação e a união entre os povos, o que está diretamente ligado ao surgimento da API e intimamente relacionado às atividades desta ainda nos dias atuais. Deixando claro que órgãos que se denominam “imprensa”  e, por isso, mantém vínculo com profissionais da comunicação, existem por causas maiores e abraça pautas cujo impacto na vida da população como um todo é significativo.

Surgida em meio a embates políticos e sociais envolvendo o movimento constitucionalista de 1932, a API, sempre advogou causas em prol da sociedade, inclusive tendo seus fundadores como figuras importantes na oficialização do direito da mulher ao voto, o que foi concedido em 1932, pelo decreto 21.076, fato que aniversaria junto com a associação.

Ao longo de seus 90 anos de existência a APIpassou por tempos trabalhosos, mas graças aos esforços de profissionais de grande competência e paixão pela atividade, conseguiu se reerguer. Atualmente conta com número reduzido de associados, somando 2.500, o que é pouco tendo em vista os mais de 70 mil jornalistas que existem no estado de São Paulo.

A pandemia da covid-19 acarretou sérios problemas à API, com grande evasão de receita, devido à inadimplência dos associados, carecendo de se reinventar para continuar sobrevivendo. Atualmente conta com 2 colaboradores e luta para voltar a ocupar o espaço que lhe é devido entre jornalistas e poder seguir no cumprimento de sua missão.

A Associação não tem um fim em si mesma, já que além de suas ações em prol da sociedade, também oferece consultoria jurídica, cursos, palestras com renomados jornalistas, além de conceder a jornalistas afiliados a participação em movimentos históricos pela democracia, pelos direitos dos cidadãos e pela valorização de um jornalista de qualidade indiscutível.

Em Israel, as comemorações pelos 75 anos de independência do país são marcadas por protestos. Milhares de israelenses saíram às ruas de Tel Avive, em protesto contra a reforma do Judiciário proposta pelo atual governo. As manifestações já acontecem há dezesseis semanas, enquanto, em Jerusalém, convidados e autoridades participaram da cerimônia oficial de início das comemorações.

No Brasil, além da solenidade na Câmara de São Paulo, a data foi comemorada no Rio de Janeiro, com o FestRio 2023, maior evento judaico do Estado, e recebeu homenagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que fez questão de iluminar sua fachada com a bandeira de Israel.

Que nesta data sejam recuperados o orgulho de se viver em um país com liberdade de expressão e com profissionais de jornalismo que não se vendem. E que haja paz em Israel.

Compartilhe  

últimas notícias