Diário de São Paulo
Siga-nos

Julgamento de Blatter e Platini por corrupção começa nesta quarta

Ex-dirigentes também são acusados de fraude e apropriação indébita

Julgamento de Blatter e Platini
Julgamento de Blatter e Platini

Redação Publicado em 07/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h06


O ex-presidente da FifaJoseph Blattere o ex-presidente da Uefa Michel Platini devem comparecer a um tribunal suíço, na quarta-feira, para enfrentar acusações de corrupção que provocaram a queda de ambos da cúpula do futebol mundial.Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no AmazonasConselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

Promotores suíços acusam os dois ex-dirigentes de arranjar ilegalmente um pagamento de 2 milhões de francos suíços (o equivalente a R$ 10 milhões) em 2011 da Fifa para Platini.

O caso fez com que Blatter encerrasse seu comando de 17 anos como presidente da Fifa em desgraça e acabou com as esperanças do ex-meio-campista francês Platini de sucedê-lo.

Essa é apenas uma das 25 investigações da Procuradoria-Geral da Suíça(OAG) sobre corrupção no futebol, com cerca de 12 ainda pendentes.

Após uma investigação de seis anos, a OAG acusou Blatter, de 86 anos, de “fraude, na alternativa de apropriação indébita, na alternativa adicional de má gestão criminosa, além de falsificação de documento”.

Platini, de 66 anos, é acusado de fraude, apropriação indébita, participação em má gestão criminosa como cúmplice e falsificação de documento.

Blatter e Platini, que já foram aliados próximos, mas agora são inimigos ferrenhos, negaram irregularidades. Eles dizem que tinham um acordo verbal sobre o pagamento, relacionado ao trabalho de consultoria de Platini entre 1998 e 2002.

Três juízes do Tribunal Criminal Federal de Bellinzona vão ouvir o caso no julgamento que vai até 22 de junho. O veredicto deve sair em 8 de julho. Se condenados, Platini e Blatter podem pegar até cinco anos de prisão.

Agência Brasil
Compartilhe  

últimas notícias