Diário de São Paulo
Siga-nos

Inovação e Sustentabilidade como valores

Imagem Inovação e Sustentabilidade como valores

Redação Publicado em 16/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h31


Inovação e Sustentabilidade como valores

Ao longo desta coluna já tratamos diversas vezes sobre a importância da inovação e da sustentabilidade para as pessoas, empresas e para o mundo. Também citamos alguns exemplos de práticas bem-sucedidas e o impacto – ou potencial impacto – que estas ações trazem. A observância de iniciativas exitosas, fracassadas ou a falta de disposição à mudanças por parte de determinados indivíduos e organizações nos conduz a questionar os motivos que levam a tais comportamentos.

O fato é que quando observamos pessoas e organizações inovadoras e sustentáveis, algumas características se destacam. Criatividade, persistência, foco, conhecimento técnico, senso de coletividade, “pensar fora da caixa” são alguns dos comportamentos observáveis em indivíduos inovadores. Nas organizações inovadoras, práticas como gestão do conhecimento, postura colaborativa, tolerância ao erro, abertura para novas formas de pensar e para a tecnologia são citadas em estudos científicos e outras publicações.

Pessoas e organizações não nascem necessariamente inovadoras e sustentáveis, mas podem tornar-se. Trata-se de uma mudança no posicionamento pessoal e competitivo que parte da compreensão de mundo que cada um de nós desenvolve. Não estou falando de um processo fácil, afinal, por quanto tempo fomos acostumados a não pensar na finitude dos recursos e conduzidos a comportamentos egoístas e predadores?

Mudanças ocorrem no íntimo de indivíduos e organizações. Ser verde e ser inovador consistem, primeiro, em valorizar a importância disso para as vidas pessoal e corporativa. Sem valores diferentes, nada muda. Substituir copos descartáveis por canecas, eliminar o papel e investir em armazenamento de dados em nuvem devem ser ações que reverberam valores. Se não for assim, não nos fazem ser diferentes.

Caro leitor, há 50 anos a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a Cúpula das Américas encerrada no último dia 10 se colocou com a temática de “construir um futuro sustentável, resiliente e mais igual”. Desconstruir uma cultura é uma tarefa muito difícil. Então, devemos ir além do discurso e entender se, de fato, mais que temáticas, sustentabilidade, resiliência e igualdade são valores que nós e nossas nações de fato incorporamos. É valor para você?

Compartilhe  

Leia também


últimas notícias