Diário de São Paulo
Siga-nos

Ex-PM é preso após balear cachorro do vizinho em Piracicaba; estado do animal é grave, diz CCZ

Imagem Ex-PM é preso após balear cachorro do vizinho em Piracicaba; estado do animal é grave, diz CCZ

Redação Publicado em 03/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h46


Um ex-policial militar de 70 anos foi preso após balear o cachorro de seu vizinho, no distrito de Tupi, em Piracicaba (SP), na manhã deste domingo (3). O cachorro ficou em estado grave.

O caso aconteceu por volta das 7h, na Estrada Aparecido Marengo, localizada em área rural. O cão baleado, que é da raça pastor bela malinois, foi ferido no pescoço e teve um alto nível de sangramento, segundo o Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com o boletim de ocorrência, o autor do disparo informou que, por várias vezes, os cachorros de seu vizinho invadiram seu terreno e machucaram seus cachorros e que tinha prova de tudo.

Ele acrescentou que neste domingo, novamente, os animais entraram em sua chácara pelos fundos e que acordou ouvindo os cachorros gritando. E que, sabendo que os cães do vizinho teriam voltado para casa, os seguiu e efetuo um disparo.

Arma e munições apreendidas pela Polícia Militar, em Piracicaba — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Arma e munições apreendidas pela Polícia Militar, em Piracicaba — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

O idoso entregou a arma aos policiais, com onze munições de calibre 38, além de uma caixa contendo mais 50 munições, mas não apresentou qualquer documento de registro, justificando que foi policial militar e deixou a atividade em 1989, e que nunca mais foi atrás de qualquer documentação para regularizar a carabina.

Ao decidir pela prisão, a delegada Olivia dos Santos Fonseca afirmou que uma possível omissão quanto à guarda dos animais pelo tutor do cão baleado deve ser investigada pelo Centro de Controle de Zoonoses, mas destacou que o ato do ex-PM foi “totalmente desproporcional” e que o cão foi atingido dentro da casa de seu tutor. “Havia outros meios, inclusive judiciais, de resolver a situação”, acrescentou.

Ela decretou a prisão em flagrante, sem direito a fiança, por prática de ato de abuso a animais e posse irregular de arma de fogo.

Cachorro foi baleado dentro da casa de seu tutor, segundo a Polícia Civil — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Cachorro foi baleado dentro da casa de seu tutor, segundo a Polícia Civil — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Estado de saúde

A polícia acionou o veterinário Matheus Ferreira dos Santos, do Núcleo de Bem Estar Animal da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que socorreu o cão fazendo os primeiros socorros e aplicação de medicamentos, entre eles anti-inflamatórios, anti-hemorrágicos e antibióticos.

Em laudo, o Núcleo de bem-estar animal informou que foi acionado às 7h30 e que a equipe encontrou o animal em estado de choque e ferido na região do pescoço. Segundo o órgão, seu quadro de saúde é considerado grave e ele vai passar por cirurgia. A suspeita é de que a bala tenha atingido alguma veia ou artéria principal.

G1

Compartilhe  

últimas notícias