Zoológico depende de licenças ambientais para aumentar quantidade de animais no local

O Zoológico Municipal de Araçatuba (SP) passa por obras de readequação e depende de licenças ambientais da Secretaria Estudal de Meio Ambiente para receber

Zoológico depende de licenças ambientais para aumentar quantidade de animais no local -

Redação Publicado em 24/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h09

Cetesb informou que zoológico precisa reformar recinto das aves de rapina e só depois autorizará a entrada de novos animais.

O Zoológico Municipal de Araçatuba (SP) passa por obras de readequação e depende de licenças ambientais da Secretaria Estudal de Meio Ambiente para receber novos animais no local. Em quatro anos, 11 animais que viviam no zoológico morreram e essa quantidade de bichos não foi reposta.

A Cetesb informou, por meio de nota, que o zoológico precisa reformar o recinto das aves de rapina e só depois expedirá a licença ambiental para autorizar a entrada de novos animais. A prefeitura não disse quando vai terminar a reforma.

No zoológico, há 263 animais de 25 espécies diferentes, mas a maioria é de jabutis, queixadas e aves. O local vivia uma onça de 14 anos, que morreu no domingo (20), vítima de pneumonia. Nos últimos quatro anos, dez animais morreram no espaço. A última morte foi de uma onça parda, em fevereiro deste ano. Outros animais como ema, hipopótamo e leoa já morreram no zoo de Araçatuba.

A situação começou em 2011 quando o Ministério Público denunciou maus-tratos de animais à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na época, uma vistoria foi feita no zoológico e a prefeitura foi obrigada a fazer obras de adequações. Na reforma, foi gasto R$ 1,25 milhão.

O diretor de gestão e proteção ambiental do zoológico, Marcelo Oliveira, diz que aguarda apenas uma vistoria técnica do orgão ambiental para conseguir as licenças de instalação e manejo.

Jacaré é um dos animais em exposição no zoológico (Foto: Reprodução/TV TEM)

bom dia catanduva bom dia rio preto jornal bom dia

Leia também