Rebelião em presídio de Bauru foi ‘questão isolada’, diz Alckmin

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, 152 detentos fugiram durante a rebelião em Bauru. Até a tarde desta segunda-feira 118 presos foram

Rebelião em presídio de Bauru foi ‘questão isolada’, diz Alckmin -

Redação Publicado em 30/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 12h29

Governador esteve em Rio Preto para inauguração de Fórum.
Dos 152 detentos que fugiram em motim, 118 foram recapturados.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, descartou nesta segunda-feira (30) que a rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP 3) “Prof. Noé Azevedo”, em Bauru (SP), na última terça-feira (24), tenha relação com a onda de motins nos presídios do norte e nordeste do país.
“[O CPP] É uma fazenda de 210 alqueires, não tem fuga porque lá é semiaberto, não precisa fugir, é só não voltar. O que houve é uma questão isolada, não tem nada a ver com as rebeliões que ocorreram no Brasil. Foi um problema localizado de identificação de um preso com celular. Os demais presos foram solidários a ele e teve um problema”, afirma Alckmin, que esteve em São José do Rio Preto para a inauguração do novo Fórum.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, 152 detentos fugiram durante a rebelião em Bauru. Até a tarde desta segunda-feira 118 presos foram recapturados e vão regredir para o sistema fechado.

Após o motim, agentes penitenciários denunciaram más condições no presídio, que teria problemas de infraestrutura e superlotação.

“Superlotação existe no Brasil inteiro. O que estamos fazendo? Vamos inaugurar mais unidades prisionais, duas em fevereiro em Votorantim e Icém. Estamos trabalhando para aumentar o número de vagas prisionais e o Tribunal de Justiça tem atuado para promover a progressão das penas. O trabalho está sob controle”, diz Alckmin.

Novo Fórum
O novo Fórum de São José do Rio Preto, inaugurado nesta segunda-feira, vai abrigar as 8 varas (cíveis e criminais) da cidade.

O prédio está localizado na Rua Tupi, s/nº, e tem uma área construída de 5.376,77m². A Comarca de Rio Preto abrange também os municípios de Uchoa, Cedral, Bady Bassit e Ipiguá.

Detentos fizeram rebelião no CPP 3, em Bauru, na última terça-feira (Foto: Reprodução/TV TEM)

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também