Fábio Pagnozzi: Onde sobra extremismo, falta liberdade!

Dr. Fábio Pagnozzi

Fábio Pagnozzi: Onde sobra extremismo, falta liberdade! -

Redação Publicado em 18/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h34

ONDE SOBRA EXTREMISMO, FALTA LIBERDADE!

Dr. Fábio Pagnozzi

No último domingo (15), o grupo Talibã cercou Cabul, capital do Afeganistão, no Oriente Médio, e assumiu o controle do palácio presidencial, retomando o poder após 20 anos. No mesmo dia, o então presidente, Ashraf Ghani, saiu do país, consolidando a transferência de poder. A tomada do palácio foi considerada pacífica pelo próprio grupo, por não ter ocorrido derramamento de sangue.

O Talibã, que significa “estudante” na língua pashtun (um dos idiomas usados no Afeganistão), surgiu em 1994, formado por ex-guerrilheros pashtuns (maior grupo étnico do país). Baseando-se na Lei Islâmica, o grupo extremista prometia restaurar a paz e segurança no país.

Após esta breve contextualização, vamos a realidade. O Talibã é um grupo terrorista e extremista, onde persegue direitos básicos de qualquer ser humano, impondo ainda uma interpretação radical e estrita da lei islâmica que restringe severamente os direitos das mulheres.

Desde a retomada de Cabul pelo grupo extremista, não há mais apresentadoras mulheres nos canais locais, as mulheres ao saírem às ruas precisam usar burcas e não podem usar vestidos ou maquiagem. Forçaram até a paralisação da vacinação contra COVID em vários pontos do país.

E a reflexão que fazemos diante deste cenário caótico, é que no mundo que vivemos, nenhum tipo de extremismo pode ser tolerado, pois gera muito poder para poucas pessoas, e isso faz com que a população sofra sem o mínimo que um ser humano precisa e merece, que é sua liberdade.

Dr. Fábio Pagnozzi, advogado Criminalista

Leia também