Os Estados Unidos provocou o governo iraniano de forma indireta nesta quinta-feira (23) com a aproximação aérea de dois caças, deixando vários feridos em um avião de passageiros iraniano que sobrevoava a Síria .

A aproximação de dois “caças hostis” norte-americanos foi a um avião iraniano do vôo 1152  que fazia um trajeto de Teerã a Beirute.

Após o incidente, o piloto do avião de passageiros teve que mudar rapidamente de altitude para evitar a colisão, causando ferimentos a alguns ocupantes. Agora, a tensão já elevada entre os EUA e Irã pode subir de patamar.

Israeli fighter jet flies close to #Iranian #Mahan airlines passenger plane over Damascus, makes it reduce altitude pic.twitter.com/GKc1Wio4l6

— Press TV (@PressTV) July 23, 2020

Pouco depois, o aviador comentou que o fato foi causado por dois aviões de combate norte-americanos e não por um combatente israelense, como a agência de notícias do IRIB e outras mídias divulgaram inicialmente.

Iranian media reporting a Mahan air passenger place was approached by fighter jets over Syria. Pilot lowered altitude, a number of passengers were reportedly injured. pic.twitter.com/fRQ7L1o6yZ

— AssedBaig (@AssedBaig) July 23, 2020

O aviador garantiu que os pilotos de caça foram contatados para avisá-los a manter uma distância segura, que por sua vez se identificavam como pilotos da “Força” dos EUA.

Para justificar o ataque, tanto Washington quanto Tel Aviv acusaram repetidamente a Mahan Air de transportar armas para guerrilheiros ligados ao Irã na Síria e em outros lugares.

iG