Alagamento em ruas da Zona Oeste do Rio persiste um dia após temporal

Depois do temporal de segunda-feira (26), que causou inúmeros transtornos em bairros do Rio, ruas da comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio,

Alagamento em ruas da Zona Oeste do Rio persiste um dia após temporal -

Redação Publicado em 27/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h19

Depois do temporal de segunda-feira (26), que causou inúmeros transtornos em bairros do Rio, ruas da comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, permaneciam alagadas no início da manhã desta terça-feira (27).

Às 7h25, o Centro de Operações suspendeu o estágio de atenção – o segundo numa escala de três-, voltando à condição de normalidade. O esquema, que redobra a vigilância nos serviços públicos, começou às 23h40 de segunda-feira (26).

Estrada que corta as comunidades da Muzema e de Rio das Pedras ainda tinha bolsões d’água — Foto: Reprodução/TV Globo

Horas de sucção

Equipes da Secretaria de Conservação estavam na comunidade desde a 1h tentando tirar a água da Rua Engenheiro Souza Filho, em Jacarepaguá.

Funcionários da Seconserma dizem que existem bueiros na rua, mas, como a ligação é feita diretamente com a Lagoa da Tijuca e a maré está alta, a água não estava escoando.

Cinco caminhões da secretaria tentam secar o bolsão, mas a rua continua alagada e com trânsito em meia-pista, para quem vai do Anil em direção à Barra da Tijuca. Também jorra água de uma galeria na rua, complicando ainda mais a situação.

Segunda-feira de trânsito travado

A maré alta também foi, segundo a prefeitura, a causa do alagamento que parou a Zona Sul na segunda-feira. Já sob estágio de atenção, o Rio recebeu alto volume de chuva na região da Lagoa. Mesmo com a abertura controlada das comportas do Jardim de Alah, cujo canal liga a Lagoa ao mar, as águas transbordaram e fecharam as vias do entorno.

Por volta das 9h de segunda, a cidade registrava perto de 200 km de engarrafamento – o triplo da média para o horário.

rio de janeiro SP DIARIO

Leia também