Aeroporto de Rio Preto terá posto de emissão de certificado de vacinação

Por causa dos casos de febre amarela em macacos e também em humanos em várias regiões do país, o aeroporto de São José do Rio Preto (SP) terá um posto de

Aeroporto de Rio Preto terá posto de emissão de certificado de vacinação -

Redação Publicado em 29/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 22h07

Assim que a Anvisa liberar processo, Rio Preto realizará a emissão.
No aeroporto será realizada somente a parte burocrática da documentação.

Por causa dos casos de febre amarela em macacos e também em humanos em várias regiões do país, o aeroporto de São José do Rio Preto (SP) terá um posto de emissão de “Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia”. Assim que a Anvisa liberar o processo, Rio Preto realizará a emissão do certificado para moradores da cidade e toda a região, além de passageiros em trânsito.

No aeroporto será realizada somente a parte burocrática da documentação com a transformação da carteira de nacional para internacional, já que a vacinação propriamente dita deve ser feita nos postos de saúde dos municípios.

A exigência do “Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia” é prevista no Regulamento Sanitário Internacional e alguns países exigem este documento para viajantes provenientes de países com risco de transmissão de febre amarela. Em se tratando de país com risco de transmissão, pode-se exigir o certificado para viajantes de todos os países.

A iniciativa da montagem do posto visa facilitar a vida de pessoas que precisam ter o documento atualizado, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não funciona mais em tempo integral nos aeroportos internacionais.

Posteriormente, o posto também será aproveitado em campanhas nacionais de imunização. O Daesp cedeu o espaço físico e o município a liberação de equipamentos e pessoal para viabilizar a expedição da carteira. O atendimento será realizado com agendamento prévio.

Certificado internacional de vacinação será emitido (Foto: Reprodução EPTV)

Casos
Vários macacos foram encontrados mortos em Rio Preto e também na região. Em um dos casos, foi confirmada a causa da morte como febre amarela. Desde então, a Secretaria de Saúde de Rio Preto tem intensificado a vacinação.

No ano passado, um operário de 38 anos morreu por causa da febre amarela na região de Rio Preto. A vítima morava em Bady Bassitt (SP) e morreu depois de ficar duas semanas internado no Hospital de Base de Rio Preto. Há oito anos a região não registrava casos desta doença. Esse caso de febre amarela é do tipo silvestre e não da urbana, segundo a Sucen.

Doença
A febre amarela é uma doença grave, que pode matar, por isso a importância da vacinação para quem ainda não tomou a vacina ou está com a dose em atraso. Rio Preto tem a vacina disponível em qualquer uma das 27 unidades de saúde do município.

A vacina, no entanto, não é recomendada para mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando criança com menos de 6 meses de vida, pessoas com doenças ou em tratamento que prejudique a resposta imunológica (HIV/AiDS, quimioterapia, etc) e pessoas com alergia grave ao ovo ou a algum componente da vacina.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também