Advogado de Chapo diz que cartel de Sinaloa subornou presidentes do México

O advogado do traficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán afirmou na terça-feira (13) que o Cartel de Sinaloa pagou subornos milionários ao atual presidente

Advogado de Chapo diz que cartel de Sinaloa subornou presidentes do México -

Redação Publicado em 14/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h03

Enrique Peña Nieto e Felipe Calderón negaram ter recebido propina. Defesa afirma que El Chapo não é o verdadeiro líder do cartel.

O advogado do traficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán afirmou na terça-feira (13) que o Cartel de Sinaloa pagou subornos milionários ao atual presidente do México, Enrique Peña Nieto, e a seu antecessor, Felipe Calderón. Ele também defendeu a tese de que o verdadeiro líder da quadrilha está foragido.

Jeffrey Lichtman, defensor de El Chapo, declarou ao júri que o líder do Cartel de Sinaloa é Ismael “Mayo” Zambada, que jamais passou um dia na prisão e segue foragido. Ele estaria em liberdade, segundo o advogado, graças às propinas que chegaram até o círculo mais alto do poder no México, a Peña Nieto e Calderón.

“A verdade é que El Chapo não controlava nada, e sim Mayo Zambada. Ele pode determinar quem será preso e quem a Polícia e o Exército devem matar”, afirmou Lichtman.

Imagem de arquivo mostra traficante mexicano ‘El Chapo’ escoltado no aeroporto de Long Island, nos EUA, após ter sido deportado — Foto: Reuters

O advogado destacou que nos últimos dois anos, desde que El Chapo foi extraditado para os Estados Unidos, o fluxo de drogas não foi interrompido. “O negócio continua como sempre”, afirmou.

O defensor afirma que as testemunhas da Promotoria de Nova York não têm credibilidade, por serem criminosos que negociaram para depor em troca de reduções de pena e para obter vistos americanos. “Meu cliente é um troféu desejado por muito tempo pelo governo dos EUA”, ressaltou.

“El Chapo”, apontado como líder do maior cartel de drogas do planeta, é acusado de enviar cerca de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos.

O narcotraficante se diz inocente das 11 acusações que pesam contra ele que, além do tráfico de drogas, incluem contrabando de armas e lavagem de dinheiro. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.

Reações

O gabinete de Peña Nieto rechaçou as declarações do advogado de El Chapo. “O governo de Enrique Peña Nieto perseguiu, capturou e extraditou o criminoso Joaquín Guzmán Loera. As afirmações atribuídas ao seu advogado são completamente falsas e difamatórias”, afirmou o porta-voz da presidência mexicana, Eduardo Sanchez, no Twitter.

Eduardo Sánchez H.

El gobierno de @EPN persiguió, capturó y extraditó al criminal Joaquín Guzmán Loera. Las afirmaciones atribuidas a su abogado son completamente falsas y difamatorias

Felipe Calderón reagiu imediatamente às acusações afirmando que as declarações do advogado “são absolutamente falsas e temerárias”.

“Nem ele [El Chapo], nem o Cartel de Sinaloa ou qualquer outro realizou pagamentos para minha pessoa”, escreveu Calderón, no Twitter.

Felipe Calderón

Beijo para a mulher

El Chapo participa do julgamento, que pode demorar meses. Após entrar no tribunal do Brooklyn, em Nova York, com o rosto sereno, ele jogou um beijo para sua mulher, Emma Coronel, de 29 anos, que estava sentada entre o público. Ele ouviu os argumentos de forma tranquila, com a ajuda de uma tradutora.

Emma Coronel, no centro, a esposa de Joaquín “El Chapo” Guzmán deixa o tribunal federal do Brooklyn, em Nova York — Foto: Mary Altaffer/ AP

No início do julgamento, o promotor Adam Fels explicou como El Chapo, que começou com um modesto esquema de venda de maconha, se tornou um poderoso chefe do tráfico.

Ele afirmou que o traficante conseguiu montar um exército de capangas que eliminavam seus concorrentes e eventuais traidores da sua organização criminosa. “Dinheiro, drogas e assassinatos. É disso que esse caso se trata”, afirmou Fels, segundo a Deutsche Welle.

Adam Fels afirmou que apresentará documentos, fotos de carregamentos de drogas apreendidos, mensagens de texto e até um vídeo onde El Chapo aparece interrogando rivais do cartel de Sinaloa e depois ordena que fossem mortos.

SP DIARIO polícia

Leia também